05/02/2024
Já está mais do que provado que os pets são como membros da família para muitas pessoas. Pesquisas demonstram que fatores como a redução no número de filhos e o aumento da expectativa de vida das pessoas têm feito com que os animais de estimação ganhem cada vez mais relevância e status nas residências. (1)
Dentro desse contexto, os estabelecimentos pet que souberem desenvolver boas estratégias de marketing se destacam e podem se tornar altamente lucrativos. Afinal, os tutores estão dispostos a investir dinheiro para dar mais qualidade de vida aos seus companheiros de quatro patas.
A seguir, daremos orientações para que você planeje estratégias de marketing inovadoras para destacar os seus produtos nas prateleiras. Tenha uma boa leitura!
7 estratégias de marketing para estabelecimentos pet
Na sequência, confira algumas das melhores estratégias de marketing para estabelecimentos pet. Temos a certeza de que elas serão úteis para você. Veja:
1. Faça a segmentação de clientes
Essa estratégia envolve identificar nichos específicos de clientes dentro do mercado pet e oferecer serviços exclusivos para esse grupo.
Por exemplo, um pet shop pode focar em produtos para raças específicas de cães ou gatos. Ao mesmo passo, uma clínica veterinária pode oferecer serviços especializados para animais idosos.
2. Fique de olho nas tendências e preferências do mercado
Acompanhar as tendências atuais e as preferências dos consumidores é crucial. Somente assim você saberá o que está em alta e poderá escolher os melhores produtos para vender em seu estabelecimento.
Por exemplo, o aumento da popularidade de alimentos premium para pets pode levar um estabelecimento a estocar mais destes produtos.
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3. Capriche no layout e na organização das prateleiras
Uma disposição estratégica dos produtos pode aumentar as vendas. Sendo assim, organizar a loja de forma coerente é essencial para chamar a atenção dos clientes e fazer com que eles se sintam mais à vontade para comprar.
Colocar itens populares ao nível dos olhos e agrupar produtos complementares, como coleiras e brinquedos para cães, por exemplo, facilita a compra por impulso. Isso aumenta o ticket médio do negócio.
4. Use displays e sinalizações criativas
Displays atraentes e sinalizações criativas tendem chamar a atenção para produtos específicos.
Nos pet shops e nas agropecuárias, pode-se usar displays coloridos para destacar novos brinquedos ou alimentos saudáveis. Isso informa os clientes sobre a disponibilidade desse novo item.
5. Faça promoções temáticas e eventos especiais
Realizar eventos como feiras de adoção ou promoções temáticas, como descontos em produtos para gatos durante o "Dia Mundial do Gato", pode atrair clientes e criar uma experiência de compra memorável.
Em ações desse tipo, que unem as vendas de produtos com causas sociais, como a adoção de animais, você também pode conquistar mídia espontânea para o seu estabelecimento.
Que tal enviar um release sobre o evento para a imprensa e convidar jornalistas da sua cidade para cobrirem a feira? Sem dúvida, os ganhos financeiros e de imagem seriam grandes.
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6. Valorize as estratégias de Marketing Digital
Utilizar as redes sociais, email marketing e blogs para compartilhar conteúdo relevante, como dicas de cuidados com animais ou novidades em produtos é essencial.
Mesmo que você priorize as vendas físicas, isso faz com que os clientes já cheguem à loja com a intenção daquilo que querem comprar. Além disso, os anúncios digitais são segmentados e atingem o público-alvo exato de cada produto que está sendo promovido.
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7. Faça parcerias com marcas reconhecidas
Parcerias com marcas conhecidas aumentam a credibilidade e atraem clientes para o seu estabelecimento pet.
Solicite totens, cartazes, amostras grátis, brindes, entre outros itens promocionais das marcas com que você trabalha. Dessa forma, você divulga os produtos em seu estabelecimento e potencializa as suas vendas.
Por fim, todas essas estratégias de marketing devem convergir para criar uma presença marcante tanto nas prateleiras quanto na mente dos consumidores.
Isso envolve desde a escolha de layouts de loja atraentes até um atendimento excepcional que faça os clientes se lembrarem e retornarem ao seu estabelecimento.
E que tal expandir o seu negócio e vender produtos pet também pela internet? Para isso, recomendamos a leitura de nosso artigo que foca nas estratégias online para estabelecimentos pet. Não deixe de conferir!
Referências:
(1) ELIZEIRE, Mariane Bräscher. Expansão do mercado pet e a importância no marketing na Medicina Veterinária. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária) - Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 2013. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/80759/000902205.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 1 fev. 2024.