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Estratégias online: como lojistas podem aumentar as vendas de alimentos para pets na internet
31/01/2024

Comprar pela internet é um hábito que veio para ficar na rotina dos consumidores pet! Só para você ter uma ideia, desde 2020, as vendas online de produtos para animais de estimação cresceram mais de 130%, conforme levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB). (1)


Logo, desenvolver estratégias para aumentar as vendas do seu negócio no segmento é muito importante. Afinal, uma parcela significativa dos tutores costumam comprar rações e outros alimentos para pets pela internet.


Para ter sucesso nas vendas online, planejar bem as estratégias é fundamental. Por isso, preparamos este conteúdo recheado de boas dicas. Acompanhe nos tópicos abaixo!

As 8 melhores estratégias digitais para aumentar as vendas de alimentos para pet 

Chegou a hora de fazer as vendas online do seu negócio dispararem! Veja, a seguir, as melhores estratégias para ter um excelente desempenho na internet, 

1. Construa uma presença online eficaz

Com base em estudos da pesquisadora Raquel Recuero, sobre a análise de redes sociais, uma estratégia eficaz para lojistas aumentarem as vendas de alimentos para pets online é a construção de uma presença online robusta. Essa abordagem se alinha com a teoria dos laços fortes e fracos, que enfatiza a importância das relações sociais na disseminação de informações e influência.


De acordo com Recuero, laços fortes são aqueles formados com pessoas próximas, como amigos e familiares, e são essenciais para a construção de confiança e reputação. Por outro lado, laços fracos, estabelecidos com conhecidos ou por meio de conexões mais distantes, são essenciais para alcançar novos públicos e mercados.


Para lojistas de alimentos para pets, isso significa que uma presença online efetiva deve não apenas engajar clientes existentes (laços fortes) para fidelização e marketing boca a boca, mas também explorar novas redes e plataformas para alcançar potenciais clientes (laços fracos). 


Isso pode ser feito a partir de uma variedade de canais online, como mídias sociais, blogs, fóruns de pets e parcerias com influenciadores no nicho de pets. O objetivo é criar uma rede de conexões diversificadas que promova a marca e seus produtos de maneira orgânica e confiável. (2)

Leia também: Como as redes sociais podem te ajudar a vender mais na petshop?

2. Utilize ferramentas de marketing digital

Ferramentas como SEO (Otimização para Motores de Busca), marketing em mídias sociais, e-mail marketing, e publicidade paga podem aumentar significativamente a visibilidade online. 


O SEO, por exemplo, ajuda a posicionar melhor o site nos resultados de busca, atraindo mais visitantes. 


Já as campanhas de e-mail marketing personalizadas podem manter os clientes informados sobre novos produtos e ofertas. Enfim, há um imenso universo que pode ser explorado nesse campo.

3. Marque presença nas plataformas de venda e marketplaces

Estar presente em plataformas de venda online e marketplaces como iFood e Rappi pode aumentar o alcance do seu negócio. 


Essas plataformas oferecem acesso a uma grande base de clientes potenciais e facilitam o processo de compra para os usuários.


Um cliente que não conhece o seu estabelecimento pode encontrá-lo no catálogo do iFood e se tornar um consumidor fiel.


Leia também: Como um programa de fidelidade pode ser importante para o seu negócio

4. Faça campanhas promocionais para vendas online

Ofertas especiais, descontos por tempo limitado, ou pacotes promocionais podem incentivar os clientes a realizar compras. 


Tais promoções podem ser divulgadas por meio de canais digitais para alcançar um público mais amplo. Que tal distribuir cupons de desconto para os visitantes do seu site, por exemplo?


Leia também: Estratégias de pricing: definindo preços competitivos e lucrativos para os seus produtos

5. Produza conteúdos educativos e interessantes

Criar conteúdo que educa os clientes sobre cuidados com pets, nutrição animal, e outros tópicos relevantes pode ajudar a construir uma relação de confiança. 


Blogs, vídeos, e infográficos são formatos eficazes para compartilhar informações úteis e engajar o público.

6. Ofereça recomendações personalizadas

Utilize dados dos clientes para oferecer recomendações de produtos personalizadas. Assim, se um consumidor tem gatos, por exemplo, receberá anúncios de rações e outros produtos para felinos. Afinal, de nada adianta tentar vender alimentos para cães para essa pessoa, concorda?


Isso pode ser feito a partir do uso de algoritmos de recomendação ou análise manual de preferências e histórico de compras.


Leia também: Ração para gato: a nutrição e qualidade que seu pet merece. Conheça a Green Paws!

7. Incentive as avaliações positivas dos clientes

Avaliações positivas são uma poderosa ferramenta de marketing. Por isso, encoraje os clientes satisfeitos a deixarem avaliações e feedbacks online. 


Isso não apenas melhora a reputação online, mas também ajuda outros clientes na decisão de compra.


Uma ideia interessante é enviar um bilhetinho personalizado ou um mimo junto com as entregas. Assim, o cliente se sentirá convidado a fotografar o pedido e compartilhá-lo em stories no Instagram, por exemplo. Você poderá repostar o conteúdo para que ele seja visto pelos demais seguidores.

8. Garanta uma entrega eficiente e atendimento excepcional ao cliente

No meio digital, a experiência pós compra é muito importante! Por isso, se você quer aumentar as vendas online, deve focar muito nisso.


Deve-se garantir uma entrega rápida e eficiente, junto com um atendimento ao cliente de alta qualidade. Tudo isso ajuda a conquistar a satisfação do cliente e fomentar compras repetidas.


Leia também: Cuidados pós-compra: orientando clientes sobre armazenamento e consumo dos alimentos para pets


Coloque as nossas dicas em prática! Assim, você poderá aumentar as vendas online do seu negócio e faturar mais com alimentos e produtos pet.


Aproveite e conheça também as tendências em produtos para pets em 2024! Assim, você poderá manter o seu catálogo atualizado com as demandas que estão em alta no momento. 


Referências:


(1) DINO. Brasil é o terceiro país em faturamento no setor pet. Valor Econômico, 23 out. 2023. Disponível em: <https://valor.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2023/10/23/brasil-e-o-terceiro-pais-em-faturamento-no-setor-pet.ghtml>. Acesso em: 19 jan. 2024.


(2) RECUERO, Raquel. Introdução à análise de redes sociais online: Salvador: Edufba, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24759/4/AnaliseDeRedesPDF.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2024.

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