Comportamento Animal
Treinamento positivo: técnicas para ensinar comportamentos desejados ao seu animal de estimação
25/03/2024

Treinamento positivo: essa é uma metodologia muito interessante para ensinarmos os nossos animais de estimação. Ela se baseia no princípio do reforço positivo, uma técnica poderosa que utiliza recompensas para incentivar comportamentos desejados.


Seja a partir de um petisco saboroso, elogios efusivos, ou brincadeiras animadas, recompensar o seu cachorro ou o seu gato por um comportamento específico cria uma associação positiva com a ação realizada. 


Isso não só motiva seu animal de estimação a repetir o comportamento, mas também fortalece os laços de comunicação entre você e o seu pet, tornando o processo de aprendizagem uma experiência gratificante para ambos. 


Nos tópicos a seguir, falaremos mais sobre o adestramento positivo, garantindo uma convivência harmoniosa e cheia de momentos felizes para você e seu pet. Acompanhe!


Leia também: Terapia do carinho: como o afeto contribui para a saúde emocional do seu pet

Treinamento positivo: o que é e como funciona?

O treinamento positivo, também conhecido como adestramento positivo, é uma abordagem no adestramento de cães que se concentra no uso de reforços positivos para ensinar e promover comportamentos desejáveis. 


Essa metodologia se baseia no princípio de que os cães, assim como nós, são mais propensos a repetir comportamentos que resultam em consequências agradáveis. 


Portanto, em vez de punir comportamentos indesejáveis, o treinamento positivo busca recompensar ativamente os comportamentos que os tutores desejam encorajar.


De acordo com o adestrador Augusto Prebianca, o adestramento é uma forma clara do tutor se comunicar com o cão por meio de comandos.


Isso sublinha a essência do treinamento positivo: utilizar uma comunicação clara e efetiva para guiar o animal, tornando o aprendizado uma experiência positiva e construtiva. (1)


Leia também: 7 dicas de reforços positivos para educar o seu felino

Técnicas de treinamento positivo para animais de estimação

As técnicas chave de treinamento positivo podem ser aplicadas para moldar tanto comportamentos desejados quanto corrigir os indesejados. Veja, a seguir!


Leia também: Guia de higiene para pets: dicas de banho e cuidados com as patinhas no verão

Comportamento desejado vs. comportamento indesejado

A pedra angular do treinamento positivo é a distinção clara entre comportamentos desejados e indesejados. 


Comportamentos desejados são aqueles que queremos encorajar, como sentar ou deitar por comando, enquanto os comportamentos indesejados são aqueles que procuramos modificar ou eliminar, como latir excessivamente ou pular nas pessoas. 


A ideia é recompensar os comportamentos desejados imediatamente, tornando-os mais propensos a se repetirem, e ignorar ou redirecionar os comportamentos indesejados de forma construtiva.


Leia também: Entendendo os comportamentos caninos: como interpretar os sinais do seu cão?

Modelagem de comportamento

A modelagem é um processo gradual de ensinar um novo comportamento por meio do reforço de aproximações sucessivas ao comportamento final desejado. 


Por exemplo, se você está ensinando seu cão a "dar a pata", você pode começar recompensando-o por levantar a pata do chão, depois por levantá-la mais alto, e assim por diante, até que ele ofereça a pata na altura e contexto desejados. 


Esse método requer paciência e precisão no timing da recompensa para garantir que o pet compreenda exatamente por que está sendo recompensado.

Captura de comportamento

Capturar um comportamento envolve recompensar o animal de estimação sempre que ele naturalmente executa um comportamento desejado, sem que tenha sido dado um comando prévio. 


Esse método é eficaz para reforçar comportamentos naturais desejáveis. Por exemplo, se seu cão se senta tranquilamente enquanto você prepara sua comida, oferecer uma recompensa imediatamente após ele se sentar reforça esse comportamento calmo e paciente.

Associação de palavras e ações

A associação de comandos verbais com ações específicas é fundamental no treinamento positivo. 


Isso envolve repetir uma palavra ou frase específica enquanto o animal de estimação executa ou é guiado a executar uma ação, seguido de uma recompensa imediata. 


Com repetição, o animal começa a associar a palavra com a ação. Esse método não apenas ajuda na comunicação clara entre tutores e pets, mas também permite que o animal antecipe a recompensa, incentivando a repetição do comportamento.

Prática consistente e paciência

A consistência e a paciência são cruciais no treinamento positivo. Os animais de estimação aprendem por meio da repetição e da previsibilidade, o que significa que os comportamentos devem ser reforçados regularmente e as recompensas devem ser consistentes. 


Isso também se aplica ao manejo de comportamentos indesejados; os tutores devem ser pacientes e consistentes em sua abordagem para redirecionar ou modificar esses comportamentos. 


A paciência é particularmente importante, já que o progresso pode ser lento e não linear.


De maneira geral, podemos dizer que, o treinamento positivo é uma abordagem baseada em empatia, comunicação e compreensão mútua, que não só ensina comportamentos desejados, mas também fortalece o vínculo entre tutores e seus animais de estimação. 


Ao aplicar as técnicas como modelagem de comportamento, captura de comportamento, associação de palavras e ações, e manter uma prática consistente e paciente, os tutores podem criar um ambiente de aprendizado positivo e enriquecedor para seus pets. 


Coloque as nossas dicas em prática: ofereça um treinamento positivo para o seu pet!


Também é uma boa ideia aprender sobre primeiros socorros para animais de estimação. Que tal dar uma lida em nosso artigo que aborda sobre isso?


Referências:


(1) PREBIANCA, Augusto. Especialista Augusto Prebianca desvenda a arte do adestramento canino. [Entrevista concedida a] BATECINI, Angelo. São Marcos Online, 3 ago. 2023. Disponível em: <https://saomarcosonline.com/negocios/especialista-augusto-prebianca-desvenda-a-arte-do-adestramento-canino/>. Acesso em: 20 mar. 2024.
Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...