31/07/2024
Como personalizar a abordagem para atender às necessidades específicas de cada animal e tutor
Os tutores amam os seus pets, este é um fato irrefutável. E por amá-los, os tutores querem sempre o melhor para eles. É por isso que visitam lojas e pet shops, afinal, se existe um lugar que pode atender todas as necessidades do pet, é lá que o tutor irá passar um bom tempo dos seus dias.
Hoje vamos discutir sobre a importância da abordagem com os clientes, já que um atendimento personalizado e estratégico tem o poder de fidelizá-los. Vamos nessa?
Atendimento personalizado
Partindo do princípio de que devemos encantar o cliente e tornar o atendimento algo inesquecível, é necessário criar técnicas para desenvolver um atendimento personalizado. Sem invadir o espaço pessoal do cliente ou fazer com que ele tome decisões apressadas.
Pense em como você pode melhorar a sua abordagem. Além de sanar as dúvidas e ajudar o cliente com o que ele busca, aqui vão algumas dicas para tornar o seu atendimento memorável:
● Faça uma ficha de cadastro para cada um dos clientes
Com os dados do tutor e do pet em mãos, é mais fácil construir uma relação duradoura, uma vez que você já sabe do que precisa. Por exemplo: o pet ama petiscos de uma marca específica, mas eles acabaram e o cliente acabou não levando. Quando os produtos chegarem, você pode enviar uma mensagem personalizada via WhatsApp.
Com certeza o cliente sentirá que é visto e ouvido por você.
● O cliente deve se sentir especial
Com a ficha de cadastro, você com certeza saberá o nome dos clientes e dos pets. Chame-os pelo primeiro nome, faça com que eles sintam que são seus amigos. O que, de fato, são. Afinal, cada compra é importante para manter o faturamento, e um faturamento bem sucedido permite que a sua loja continue aberta! Os clientes realmente são especiais, eles movem o seu negócio!
● É importante ter empatia!
Nem sempre você atenderá clientes especializados em certos assuntos. Alguns deles, por exemplo, estarão adotando pets pela primeira vez e não saberão quais são os alimentos ou remédios ideais.
Por isso, use sempre uma linguagem empática, ajude como puder. Em questões de saúde, é claro que um médico veterinário deve ajudar mais do que um lojista, por isso, que tal recomendar um? Seja com um cartão ou ajudando a achar o melhor profissional pela internet.
Fora isso, adapte a linguagem até fazer com que o cliente sinta-se compreendido e consiga o que deseja. Isso com certeza irá destacar a sua loja e irá fidelizar o cliente.
Agora que você sabe mais sobre como construir um atendimento personalizado, inove e crie abordagens de sucesso para o seu negócio. Isso fará toda a diferença!
Referências: