Estratégias PDV
Turbine seus eventos de petshop com 6 estratégias de sucesso para o seu negócio
19/09/2023

Promover eventos para petshop se tornou uma estratégia interessante para atrair e fidelizar clientes, em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, entender sobre como turbinar essas ações é tão relevante.

Abordaremos, neste artigo, sobre a importância dessas iniciativas e, mais especificamente, o papel fundamental do merchandising nos eventos para o sucesso do negócio. 

Fique conosco e descubra como o cuidado com a apresentação e exposição dos produtos pode gerar retornos significativos nos eventos para petshop. Vamos lá?

Merchandising: o coração dos eventos para petshop

O merchandising é a essência por trás do sucesso dos eventos para petshops, desempenhando um papel fundamental na atração e retenção de clientes. 

Kotler, autor considerado como o pai do marketing, define o merchandising como um conjunto estratégico de ações realizadas dentro do ponto de venda. Tratam-se de ações que visam oferecer o produto certo, com qualidade, preço e tempo adequados, além de impacto visual e exposição corretos. (1)

Sendo assim, o impacto do merchandising nos eventos de petshop reflete diretamente nos resultados do negócio.

Por meio de técnicas que melhoram a visibilidade e a apresentação dos produtos, como banners criativos e displays atrativos, as marcas conseguem motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Isso não apenas impulsiona as vendas durante os eventos, mas também constrói uma imagem positiva da marca a longo prazo.

O retorno dessas ações no ponto de venda é notável, e o merchandising se destaca como uma ferramenta de baixo custo para aumentar o impacto das estratégias de eventos. 

6 estratégias para turbinar os eventos do seu petshop

Compreender a importância do merchandising e sua aplicação eficaz nos eventos de petshop é fundamental. Tendo isso em mente, confira as nossas dicas de estratégias para impulsionar o sucesso do negócio e garantir sua competitividade no mercado:

1. Trabalhe com o Marketing Sensorial

Marketing Sensorial é uma abordagem estratégica que utiliza estímulos sensoriais, como música, aromas e degustações, para criar uma experiência memorável e emocional para os clientes.

Sendo assim, durante o evento do petshop, utilize músicas suaves e relaxantes para criar um ambiente acolhedor. 

Além disso, aromas agradáveis, como fragrâncias naturais ou o cheiro de produtos para pets, podem aumentar a sensação de bem-estar. 

Também ofereça degustações de petiscos saudáveis e outros produtos para cães e gatos, permitindo que os pets experimentem antes dos tutores comprarem. 

Por exemplo: você pode criar um espaço de “spa para pets” com massagens relaxantes para os animais e suas famílias.

Leia também: Como lidar com a concorrência em um mercado pet cada vez mais competitivo

2. Faça parcerias com outras empresas do mercado pet

Colaborar com outras empresas relacionadas a animais de estimação pode ser benéfico para ambas as partes. 

Uma parceria com uma marca de rações, por exemplo, pode agregar muito ao evento. Afinal, os clientes conhecerão o produto e poderão comprá-lo com frequência.

As marcas parceiras podem colaborar expondo displays, totens, gôndolas em ilhas e outros dispositivos de merchandising no PDV.

Outra ideia é fazer parcerias com veterinários para oferecer check-ups de saúde gratuitos para os animais presentes.

Leia também: Estratégias de parcerias para petshop para trazer sucesso

3. Promova feiras de adoção de animais abandonados

Tornar seu evento um ponto de adoção de animais abandonados é uma excelente maneira de mostrar responsabilidade social. 

Para isso, trabalhe com ONGs e abrigos de animais locais para trazer cães e gatos que estão em busca de um lar. 

Esteja preparado para facilitar o processo de adoção, oferecendo informações sobre os animais disponíveis e ajudando os interessados no processo de adoção.

Não esqueça, porém, de fazer uma pequena avaliação com os candidatos a tutores, garantindo que a adoção realmente seja responsável.

Fale sobre vacinas, castração, exames médicos etc. Também lembre da importância de preparar o lar para receber o novo amigo. No caso de quem vai criar gatos em apartamento, por exemplo, ter telas nas janelas e nas sacadas é fundamental.

4. Realize concursos e desfiles nos eventos para petshop

Realizar concursos de fantasias ou desfiles de pets é uma maneira divertida de envolver os clientes. 

Você pode oferecer prêmios para as fantasias mais criativas ou as habilidades mais impressionantes. 

Isso não apenas entretém o público, mas também cria oportunidades para compartilhamento nas redes sociais, aumentando a visibilidade do evento e da sua marca.

Leia também: Como as redes sociais podem te ajudar a vender mais no petshop?

5. Sorteie brindes para os clientes e seus pets

No decorrer do seu evento, ofereça sorteios de produtos ou serviços relacionados a animais de estimação. 

Por exemplo, você pode sortear uma cesta de alimentos de alta qualidade, sessões de cuidados para pets, ou até mesmo um tratamento de spa para o animal. 

Aqui cabe lembrar que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), 66% dos clientes de petshops consideram as marcas dos produtos oferecidos importantes ou muito importantes no processo de decisão de compra. (2)

Sendo assim, distribuir brindes pode ser uma boa maneira de fazer com que os clientes conheçam novas marcas e comprem mais do seu estabelecimento. Sem dúvida, isso aumentará o seu ticket médio.

Certifique-se de que os brindes estejam alinhados com o interesse do seu público e que sejam atrativos o suficiente para incentivar a participação no evento.

6. Utilize as técnicas de psicologia das cores no layout do PDV

Utilize cores estrategicamente na decoração do PDV, nas embalagens de produtos e nos materiais promocionais para influenciar o comportamento dos consumidores. 

Por exemplo: o uso de verde pode transmitir calma e bem-estar, ideal para áreas de relaxamento no evento, como o spa para pets.

O vermelho pode ser usado para destacar promoções e chamar a atenção para produtos específicos, como as ofertas de ração.

Além das técnicas de psicodinâmica, certifique-se de que as cores escolhidas estejam alinhadas com a identidade visual da sua marca. Isso ajuda a criar uma experiência coesa e agradável para os clientes.

Com essas dicas, temos a certeza de que você conseguirá turbinar os eventos do seu petshop. Então, coloque a mão na massa e comece a executar as estratégias que apresentamos.

Fique com a gente e veja também os 10 passos para começar a expandir os serviços no seu petshop. Lá você encontra muita informação relevante!

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