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Conheça as principais tendências do mercado pet em 2023
15/03/2023

É importante ficar sempre de olho nas tendências do mercado pet (pet shop e pet food) para inovar e oferecer mais comodidades, melhores produtos e serviços de excelência aos consumidores.

Para 2023, o assunto do momento é sustentabilidade aliada à saúde dos pets. Chegam das indústrias produtos com proteínas alternativas, mais naturais, com alto valor biológico. E os pet shops precisam continuar oferecendo comodidade aos animais e seus tutores.

Por isso, fique de olhos nas seguintes tendências para 2023:

1. Proteínas alternativas para pets

Já existem estudos e até o desenvolvimento de proteínas alternativas para pets. A ideia é que eles ofereçam o mesmo valor nutritivo e também um menor impacto ambiental. Exemplos:

  • farinha proveniente de insetos, como o grilo;
  • pasta de peixe (carpa);
  • algas;
  • whey protein (proteína do leite).

A Panelaço Pet, por exemplo, já oferece uma ração exclusiva para cães adultos contendo frango, batata doce, mas também whey protein e outros nutrientes, como BCAA. A ração Power Active, da Seven Dogs, é ideal para cães atletas e que precisam de altas doses de proteínas para manter a energia. 

No entanto, é sempre importante que ao comercializar esses novos alimentos, a pet shop conheça-os profundamente para fazer as vendas corretas e conforme as necessidades dos cães e gatos. 

Uma dica é fazer parceria com um profissional de medicina veterinária para tirar todas as dúvidas e saber como orientar os clientes.

2. Produtos com ingredientes seguros, sustentáveis, naturais ou orgânicos

Outra das fortes tendências do mercado pet em 2023 é o desenvolvimento de produtos, principalmente alimentos, que sejam produzidos de forma sustentável, com ingredientes naturais e que sejam seguros para a saúde dos pets.

Além disso, os acessórios não ficam de fora. Roupas com tecidos sustentáveis, brinquedos que não afetam a saúde dos pets e outros itens, como produtos de higiene e beleza, também devem compor a linha de produtos sustentáveis para pets. 

Leia também | Dicas para pet shop: 5 segredos importantes para a gestão do negócio

3. Redução da pegada ecológica na pet shop

Ainda falando em sustentabilidade, outra das principais tendências do mercado pet em 2023 é tornar a própria pet shop um local mais sustentável, com práticas que evitem ou reduzam o desperdício dos recursos naturais.

Alguns exemplos:

  • Redução do uso de papel e de plástico na loja;
  • Reuso da água;
  • Torneiras e duchas econômicas;
  • Descarte correto das vísceras e corpos de animais (no caso de clínicas veterinárias).

Para saber como adotar essas medidas sustentáveis, confira este conteúdo que já produzimos no blog.

4. Humanização dos pets

Outra forte tendência para os próximos anos é a chamada humanização dos pets, ou seja, os animais de estimação que são tratados como filhos por seus tutores.

Nesse sentido, vem surgindo uma série de produtos e serviços no setor, tais como:

  • Planos de saúde para cães e gatos, aproveitando a maior preocupação dos tutores com a saúde de seus pets;
  • Creches para pets, para que eles não fiquem tantas horas sozinhos em casa enquanto seus tutores estão no trabalho;
  • Buffets especiais para pets, para comemorações de aniversários e outras datas;
  • Alimentação premium, focado em ingredientes naturais e de melhor qualidade;
  • Hotéis e spas para pets, enquanto seus tutores viajam.

No entanto, é importante lembrar sobre os limites da humanização dos pets. Tratá-los como crianças, vesti-los com roupas e acessórios desconfortáveis, além de realizar procedimentos estéticos não são itens aconselhados para os animais – que, mesmo sendo especiais, devem ser tratados de acordo com sua natureza, que precisam gastar energia, brincar, correr ao ar livre, etc. 

Leia também | Como manter os pets hidratados e saudáveis nos dias mais quentes

5. Maior número de produtos para gatos é uma das tendências do mercado pet em 2023

O motivo é simples: o aumento do número de gatos domésticos nas casas brasileiras. 

Segundo levantamento anual do Instituto Pet Brasil, o Censo Pet IPB 2022, aumentou em 6% o número de gatos domésticos de 2021 a 2022 – passando de 25,6 milhões para 27,1 milhões. É o maior aumento desde o início do levantamento, em 2018. 

Por isso, as pet shops precisam se preparar e oferecer produtos específicos para os felinos: brinquedos, acessórios, alimentos e serviços específicos.

Na linha de food service, a Panelaço Pet reuniu a tendência do aumento dos gatos com a necessidade de produtos sustentáveis e saudáveis: o resultado é a linha Green Paws

A linha é composta por 3 produtos  super premium com antioxidantes naturais, zero aromatizantes e corantes artificiais, além de ingredientes nobres e livres de grãos transgênicos.

O resultado pode ser sentido em:

  • melhora na saúde oral dos gatos;
  • melhora na saúde do trato urinário;
  • pele saudável e pelos mais bonitos;
  • saúde intestinal.

E então? Preparado para incluir as tendências do mercado pet em seu empreendimento ainda em 2023? Entre em contato com a Panelaço Pet para conhecer os detalhes sobre nossos produtos que atendem a todas essas tendências.

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