Vendas
Entenda como o investimento em sustentabilidade pode te ajudar a vender mais
26/09/2022

A sustentabilidade tornou-se um tema bastante discutido no mercado empresarial. De uns anos para cá, várias atitudes que antes eram consideradas normais, hoje estão sendo repensadas a fim de proteger o meio ambiente.

Nesse sentido, nada mais justo do que o mercado de pet shop também aderir a esse desafio, não é mesmo? Aliás, saiba que com atitudes sustentáveis na rotina da loja, as vendas podem até aumentar.

Por isso, entenda os motivos e saiba como colocar a sustentabilidade em prática em sua pet shop agora mesmo!

Por que uma pet shop deve se posicionar como empresa sustentável?

Antes de mais nada, a sustentabilidade tem a ver com o cuidado e o respeito com o meio ambiente – o que envolve a natureza e seus recursos naturais, além da sociedade em que vivemos.

No âmbito empresarial, uma pet shop deve se posicionar como empresa sustentável porque além de mostrar que se preocupa com a preservação ambiental, do ponto de vista dos negócios, ela acaba atraindo o chamado consumidor consciente

Consumidor consciente é a pessoa que preza por consumir produtos e serviços de forma sustentável. Além de se preocupar em evitar o desperdício, ele leva em consideração as práticas socioambientais das próprias marcas.

Segundo dados de 2019 do Indicador de Consumo Consciente (ICC) da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o SPC Brasil, o índice de consumo consciente chegou a 73% – em uma escala que vai de 0 a 100%. 

Ou seja, ainda não é o ideal, mas mais da metade dos brasileiros já procura consumir de forma consciente.

Ainda de acordo com o levantamento, 75% dos consumidores (3 em cada 4 consumidores), levam em consideração na hora de decidir pela compra se a empresa e os produtos fabricados são socialmente e ambientalmente responsáveis. 

Portanto, está mais do que na hora da sua pet shop investir em sustentabilidade para atrair esse público e se tornar uma marca positiva no mercado, não acha?

Leia também: A importância de fortalecer o bom relacionamento com o cliente na pet shop.

Dicas práticas para investir em sustentabilidade na pet shop

A mudança para se tornar uma pet shop que se preocupa com a sustentabilidade ocorre de dentro para fora. Ou seja, é hora de “arrumar a casa”, certo?

Então, confira algumas dicas práticas:

1. Reduza o consumo de papel e de plástico na pet shop

Invista na tecnologia para reduzir ao máximo o consumo de papel. 

Notas fiscais, cadastro de clientes, cadastro de fornecedores e colaboradores podem ser armazenados em softwares específicos do segmento. Além de economizar no papel, a sua pet shop também economiza na tinta de impressão.

Quanto ao plástico, se não é possível eliminá-lo de vez, reduza-o ao máximo. Substitua copos descartáveis por copos de vidro para os clientes e colaboradores. Essa é uma boa medida de sustentabilidade. 

E quanto às embalagens e sacolas de transporte, opte pelo plástico biodegradável – que é derivado de fontes renováveis (como biomassa) e se desintegra 100% após o descarte. Esse processo leva pode levar até 2 anos – em comparação aos 100 anos de tempo de desintegração de um plástico comum.  

2. Descarte corretamente as vísceras e corpos dos animais

Se a sua pet shop também trabalha como clínica veterinária, é importante seguir as normas do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), quanto ao descarte de vísceras e corpos de animais.

A norma estabelece que é preciso manter as vísceras e corpos dos animais refrigerados até que o serviço especializado recolha os itens. 

3. Invista em duchas econômicas e no reuso da água

Outra boa prática de sustentabilidade é reduzir o consumo de água na pet shop. 

Na prática, invista nas duchas econômicas para o banho dos pets. Também crie ações de reuso da água, que pode ser aproveitada para limpar os ambientes, reduzindo o uso de mangueiras. A captação de água da chuva é uma das soluções de reuso da água para a limpeza dos ambientes. 

4. Crie campanhas de adoção de pets

A sustentabilidade também está ligada ao respeito a todas as formas de vida. Então, nada melhor do que incentivar a adoção responsável de cães e gatos abandonados. 

Faça parceria com ONGs de resgate de animais para incentivar a adoção. Os animaizinhos adotados podem receber mimos da sua pet shop, por exemplo, o que incentiva também a atrair mais clientes.

5. Ofereça produtos de fornecedores que praticam a sustentabilidade 

Não é prudente a sua pet shop investir em todas as ações de sustentabilidade se ela conta com fornecedores e parceiros que não se preocupam com essa prática. Aliás, isso pode até mesmo afetar a imagem da sua empresa.

Aqui na Panelaço Pet, por exemplo, investimos em ações várias sustentáveis para que os nossos clientes fiquem tranquilos quanto a isso. 

Um exemplo são as nossas rações. Além de conterem os ingredientes mais nobres para a saúde e o bem-estar de cães e gatos, as embalagens são biodegradáveis – ou seja, elas se decompõem mais rapidamente e sem deixar vestígios na natureza.

Gostou de saber disso? Então conheça agora mesmo os produtos da Panelaço Pet e conte conosco como um fornecedor que se preocupa com a sustentabilidade em sua pet shop!

Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...