Dicas
Como está a reposição de estoque da sua pet shop? Conheça 5 dicas para melhorar!
11/10/2022

A reposição de estoque é um dos principais desafios de uma pet shop – ou melhor, de todos os segmentos do varejo em geral.

Afinal de contas, é preciso haver um equilíbrio na quantidade de produtos, fazendo com que haja um giro e uma renovação constante. Estoque parado é dinheiro parado – e falta de estoque é falta de ganhar dinheiro, podendo ocasionar até mesmo a perda de clientes. 

Por isso, sem mais delongas, vamos a dicas práticas de reposição de estoque para a sua pet shop!

1. Invista em um sistema de gerenciamento de estoque

A primeira dica de reposição de estoque é você parar de controlá-lo de forma manual. Além de tomar muito tempo, esse ato também pode causar erros.

Atualmente, existem softwares específicos de gerenciamento de estoque ou, ainda, módulos específicos dentro dos sistemas de ERP (de gestão empresarial como um todo).

Com essa tecnologia, é possível mapear todos o estoque e automatizar uma série de procedimentos, tais como:

notificações sobre prazos de vencimentos de produtos;

2. Saiba quais produtos têm mais saídas e quais não têm

Também faz parte das dicas de reposição de estoque conhecer bem as características da sua pet shop.

Por isso, reserve um tempo para fazer uma análise das vendas. O objetivo é saber quais produtos são mais vendidos, quais demoram mais tempo para serem vendidos. 

Isso fará com que você trace um melhor planejamento de compras. Por exemplo, se uma determinada ração é a campeã de vendas, certamente ela precisa estar sempre presente no estoque. E com base na média mensal da quantidade vendida, você saberá a quantidade a ser estocada.

 Ah, e não deixe de sempre conferir se há novidades no mercado pet, já que os lançamentos podem atrair a atenção de clientes e fazer o seu estoque girar melhor.

Saiba mais: Entenda como o investimento em sustentabilidade pode te ajudar a vender mais na pet shop

3. Atenção aos produtos perecíveis na reposição de estoque

Sabemos que grande parte dos produtos de pet shop são perecíveis e, portanto, a reposição deles precisa de uma atenção especial.

Por isso, é importante colocar sempre os produtos com data de validade mais próxima do vencimento na frente das prateleiras – tanto da loja quanto do estoque – para que eles sejam vendidos mais rapidamente.

Quando acontecer de vários produtos estarem prestes a vencer, vale a pena lançar uma super promoção – deixando claro sobre a data de vencimento. Entre em contato com seus clientes e ofereça bons descontos na compra desses produtos.

4. Faça promoções dos produtos que ficam encalhados no estoque

Pegue todos os produtos que estão há tempos parados no estoque e faça uma super promoção para vendê-los. 

Como dissemos, na reposição de estoque, produto parado é dinheiro parado. Nesse caso, mesmo que a margem de lucro diminua, é importante dar uma saída a esses produtos encalhados – para, enfim, girar o estoque e abastecer de produtos que têm mais chances de ser vendidos. 

Outra dica é montar kits de produtos e incluir os que estão parados no estoque. Por exemplo, se existem muitos brinquedos de pets parados, monte kits junto a outros produtos, como camas, roupas, coleiras e até mesmo rações.

Você pode aproveitar as datas comemorativas (como Natal, Dia dos Animais, etc.) para montar esses kits, para que os tutores “presenteiem” seus pets com eles.

Leia também: A importância de fortalecer um bom relacionamento com o cliente na pet shop.

5. Analise o comportamento dos seus clientes 

Por fim, outra dica importante de reposição de estoque é ficar de olho no comportamento dos seus clientes.

Quais são as necessidades deles? Entender isso é fundamental para montar um estoque que gire com frequência. 

Portanto, pegue o CRM da pet shop e analise o histórico de compras dos seus clientes. Além de saber o que eles mais compram, é importante saber a frequência com que compram – isso se chama sazonalidade de vendas. 

Ao saber a sazonalidade de vendas, fica mais fácil saber quando é preciso comprar mais itens de estoque e quando a quantidade já é o suficiente para a temporada. 

Na prática, portanto, verifique em quais meses do ano ocorre o aumento e a queda nas vendas. Isso será fundamental para a sua reposição de estoque.

Gostou das dicas? No próximo post, confira 4 erros comuns que impedem o crescimento do seu pet shop.

  • controle de entradas e saídas;
  • quantidade de estoque em tempo real;
  • notificações sobre reposição de determinados produtos. 
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