Marketing
Por que participar de feiras do setor pet é fundamental para o crescimento do seu negócio?
15/04/2024

Se você é proprietário ou gestor de um petshop, agropecuária ou clínica veterinária, saiba que apostar na participação em feiras pet é fundamental para o crescimento do seu negócio e engajamento dos clientes com a sua marca. 


Apenas no ano de 2023, o mercado pet no Brasil movimentou R$ 67,4 bilhões, mostrando um crescimento de 12% no faturamento do setor em relação ao ano anterior. O País, inclusive, aparece em 3º lugar no segmento pet no mundo com 4,95% do mercado. (1)


Logo, é possível perceber que as feiras pet representam uma oportunidade única para os donos de estabelecimentos acessarem as últimas tendências, novidades e inovações do mercado.


Além disso, esses eventos oferecem uma plataforma ideal para estabelecer contatos comerciais valiosos, seja com fornecedores, distribuidores ou outros profissionais do setor. 


A seguir, vamos conhecer 5 razões para você começar a investir hoje mesmo na participação de feiras pet. Continue conosco para saber mais!


Leia também: Pet shop: 5 dicas para satisfazer os consumidores e alavancar as vendas

1. Visibilidade e exposição da marca

Participar de feiras pet é uma estratégia eficaz para aumentar a visibilidade e a exposição do seu estabelecimento.


Esses eventos reúnem um grande número de apaixonados por animais de estimação e profissionais do setor em um único local, proporcionando uma oportunidade valiosa para os donos de estabelecimentos pet se destacarem.


Ao exibir produtos e serviços em estandes bem projetados e atrativos, os participantes conseguem atrair a atenção do público, criar uma boa impressão e fortalecer o reconhecimento da marca.


Além disso, a participação em feiras pet é uma grande oportunidade de alcançar novos públicos.


Leia também: Como as redes sociais podem te ajudar a vender mais na petshop?

2. Networking e parcerias estratégicas

As feiras pet reúnem uma variedade de participantes, incluindo fornecedores, distribuidores, fabricantes, proprietários de petshops, veterinários e outros especialistas em cuidados com animais de estimação. 


Logo, esta é uma oportunidade única para estabelecer contatos valiosos e formar parcerias estratégicas com outros profissionais e empresas do setor.


Ao interagir com esses stakeholders, os participantes trocam informações, compartilham experiências e exploram oportunidades de colaboração.


O networking em feiras pet também pode levar a uma série de benefícios comerciais. Por exemplo: os proprietários de pet shops podem conhecer novos fornecedores de produtos de alta qualidade a preços competitivos, expandindo assim a variedade e melhorando a oferta para os clientes.


Leia também: Precificação de produtos: como estabelecer preços competitivos no pet shop? 

3. Acesso a novas tendências e inovações

Ser assíduo nas feiras pet também proporciona acesso privilegiado às novas tendências e inovações que estão moldando o mercado de produtos e serviços para animais de estimação.


Esses eventos reúnem uma ampla variedade de expositores, desde marcas renomadas até startups inovadoras, apresentando uma diversidade impressionante de produtos, tecnologias e ideias.


Além disso, as feiras pet oferecem insights sobre as tendências emergentes no comportamento do consumidor e nas preferências do mercado.


Ao observar os padrões de compra e as reações dos visitantes aos produtos e serviços expostos, os participantes podem identificar oportunidades de inovação, ajudando-os a manter a relevância e a competitividade no mercado pet.


Leia também: Tendências em produtos para pets: atualize-se sobre as últimas novidades do mercado para 2024 

4. Feedback direto dos consumidores

Durante as feiras pet, os visitantes têm a chance de interagir com produtos e serviços oferecidos por diferentes estabelecimentos e expressar suas opiniões e experiências de forma imediata.


O feedback dos consumidores é uma fonte valiosa e que pode ajudar a direcionar as decisões estratégicas que precisam ser tomadas. 

Ao ouvir as opiniões, sugestões e preocupações dos clientes, os donos de estabelecimentos conseguem identificar áreas de melhoria, ajustar suas ofertas e aprimorar a experiência do cliente. 


Outra questão importante é que o feedback direto dos consumidores ajuda os donos de estabelecimentos a entender melhor as preferências e as necessidades do público-alvo local. 


Leia também: A importância de fortalecer um bom relacionamento com o cliente na pet shop

5. Educação e desenvolvimento profissional

Participar de feiras pet não é apenas uma oportunidade para exibir produtos e fazer networking. Essa é também uma plataforma valiosa para a educação e o desenvolvimento profissional dos participantes.


Muitas feiras pet incluem uma variedade de palestras, workshops, seminários e demonstrações ministrados por especialistas do setor, cobrindo uma ampla gama de tópicos relevantes para os negócios.


Essas sessões educacionais abordam temas como as últimas tendências em cuidados com animais de estimação, estratégias de marketing e vendas, gestão de negócios, regulamentações governamentais, saúde e comportamento animal, nutrição e muito mais. 


Em poucos dias de evento, os participantes têm a oportunidade de aprender com os líderes do setor, adquirir novos conhecimentos e habilidades e se manter atualizados sobre as melhores práticas e novidades do mercado.


Leia também: Estratégias de parcerias para pet shop para trazer sucesso

Participe da Feira Super Pet nos próximos dias 23, 24 e 25 de abril, em Campinas 

E já que o assunto são as feiras pet, aqui está uma que você não pode perder: a Feira Super Pet será realizada entre os próximos dias 23 e 25 de abril, das 13h às 20h, na Expo Dom Pedro, em Campinas. (2)


Entre os mais de 200 expositores, você poderá conferir a presença da equipe da Panelaço Pet. No local, você terá acesso aos lançamentos das novas rações da linha Seven e muito mais! 


Um ótimo espaço para você divulgar a sua marca, fazer networking e se atualizar sobre as novidades do setor. Te esperamos lá!


Referências: 


(1) Mercado pet deve movimentar R$ 67,4 bi no Brasil em 2023. O Globo, 1 dez. 2023. Disponível em <https://oglobo.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2023/12/01/mercado-pet-deve-movimentar-r-674-bi-no-brasil-em-2023.ghtml>. Acesso em: 03 abr. 2024. 


(2) Feira Super Pet. Disponível em <https://feirasuperpet.com.br/>. Acesso em: 03 abr. 2024.
Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...