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Confira 5 dicas para montar o planejamento estratégico da sua pet shop para 2023
18/01/2023

Se a cada ano temos uma nova oportunidade de melhorar em várias áreas, quando falamos de negócios – e mais especificamente de pet shop –, essa afirmação também é verdadeira. 

No entanto, é preciso planejar estrategicamente cada passo, mesmo que em alguns momentos, seja preciso recalcular a rota para aumentar as vendas.

Por isso, confira 5 dicas simples que orientarão a montagem do planejamento estratégico da sua pet shop em 2023 e também nos próximos anos.

1. Analise a atual situação da pet shop no mercado

Antes de estruturar o planejamento estratégico do próximo ano, é importante avaliar a atual situação da pet shop no ano corrente.

Reflita nos seguintes pontos:

  • Quais foram os acertos do ano e por quê?
  • Quais foram os erros cometidos e por quê? 
  • Oportunidades de melhorias foram perdidas? Quais?
  • As metas foram batidas?
  • Quais investimentos foram feitos? E quais resultados alcançados?
  • Como os problemas foram resolvidos? 

2. Avalie o mercado da pet shop para 2023

Depois de analisado o cenário interno da pet shop, é hora de avaliar o segmento em geral. Aliás, quais são as expectativas e tendências desse nicho em 2023 e nos próximos anos?

Pode ser o caso, por exemplo, da necessidade de investir em produtos de maior qualidade para a saúde e bem-estar dos pets. Rações mais nutritivas e personalizadas são oportunidades de fidelizar clientes. 

Por isso, estude o mercado e também o cenário econômico do nosso país para 2023. Desse modo, será possível incluir no planejamento estratégico planos de investimentos e contenção de crises, caso elas ocorram. 

3. Defina os objetivos para 2023 em sua pet shop

A base de todo planejamento estratégico é a definição dos objetivos que você quer alcançar em seu negócio. 

É importante que cada objetivo seja quantificável e possível de ser medido ao longo dos anos.

Exemplos:

  • aumentar em X% o faturamento mensal;
  • conquistar mais X clientes;
  • expandir a pet shop para cidade X;
  • estruturar um serviço de entregas dos produtos;
  • aumentar em x% a fidelização de clientes;
  • melhorar o giro do estoque.

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4. Planeje ações promocionais na pet shop durante 2023

Para atrair a atenção dos clientes e se destacar da concorrência, a pet shop precisará investir em diferentes ações promocionais ao longo de 2023.

E para facilitar a organização, é importante documentar todos os detalhes de cada estratégia: os responsáveis por organizá-la, o orçamento, as metas a serem batidas e, ainda, o treinamento da equipe. 

A seguir, eis alguns exemplos de ações promocionais para pet shop:

  • liquidações para giro de estoque;
  • promoções em datas comemorativas;
  • demonstração de produtos;
  • distribuição de amostras e brindes;
  • sorteios;
  • cartão de fidelidade com programa de pontos;
  • ações e campanhas de adoção de pets;
  • distribuição de cupons de desconto.

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5. Defina métricas de acompanhamento dos resultados 

Por fim, inclua no planejamento estratégico da pet shop algumas métricas e KPIs (Key Performance Indicators) para monitorar os resultados das ações ao longo dos meses.

Os principais KPIs para uma pet shop são:

  • Índice de Satisfação do Cliente: monitorado por meio de pesquisas realizadas após o atendimento. Ele mede o grau de experiência dos clientes ao comprarem na pet shop, o que contribui para a criação de estratégias de fidelização. 
  • Porcentagem de Atendimento da Base de Clientes: percentual que indica a quantidade de clientes que foram atendidos em relação ao total de clientes cadastrados. Esse KPI ajuda a visualizar se há aumento ou queda no número de clientes ativos.
  • Ticket Médio de Vendas: é o valor médio de vendas a cada cliente (Valor de Vendas do mês / número de clientes / animais por mês). O resultado ajuda a medir o faturamento médio da pet shop e indicar ações de treinamento da equipe para oferecer mais produtos durante o atendimento.

E então? A sua pet shop está pronta para 2023? Não deixe de conferir também 3 passos para investir no engajamento da equipe e melhorar as vendas.

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