15/05/2023
Não é segredo para ninguém que o mercado de petshop tem se aquecido nos últimos anos – e a tendência é de continuar crescendo. Afinal, os pets já fazem parte da família de milhões de brasileiros, não é mesmo?
Os números comprovam essa realidade. Dados de 2022 do Instituto Pet Brasil (IPB) e divulgados no portal de notícias Metrópoles mostram que o setor faturou 16,4% a mais em relação a 2021, ultrapassando os R$ 60 bilhões. É um marco histórico.
Nesse caso, o que fazer para destacar a sua petshop da concorrência? A resposta é: investir em marketing – e mais precisamente, nas redes sociais. É ali onde os seus clientes (e os futuros clientes) estão.
Por isso, confira dicas para as redes sociais da sua pethop!
Quais as vantagens de ter um perfil da petshop nas redes sociais?
Antes de mostrarmos as dicas, é importante reforçar os benefícios que o investimento nas redes sociais traz para a petshop. Afinal, trata-se de uma tarefa que envolve tempo e recursos.
Existem várias vantagens em ter um perfil da petshop nas redes sociais. São elas:
Aumento da visibilidade
Ao criar uma página nas redes sociais para sua petshop, é possível alcançar um público maior do que o que seria possível apenas com publicidade tradicional.
As redes sociais permitem o alcance de mais pessoas na cidade e também em distritos do entorno que podem não ter uma loja como a sua na área.
Interação com clientes
As redes sociais são um ótimo lugar para interagir com seus clientes existentes e potenciais.
Você pode responder a perguntas, fornecer informações sobre seus produtos e serviços, dar suporte, dicas gerais sobre o universo pet, etc.
Promoções e ofertas exclusivas
As redes sociais são uma ótima maneira de promover ofertas exclusivas e descontos para seus seguidores. Você pode criar códigos de desconto exclusivos para seguidores das redes sociais e incentivar as pessoas a visitarem sua petshop.
Criação de conteúdo
As redes sociais são uma ótima maneira de criar conteúdo para sua petshop. Você pode compartilhar fotos e vídeos de animais de estimação felizes, fornecer dicas de cuidados com animais e até mesmo criar tutoriais em vídeo.
Acompanhamento dos concorrentes
As redes sociais também são uma ótima maneira de acompanhar seus concorrentes e ver o que eles estão fazendo. Você pode usar essa informação para melhorar suas próprias estratégias de marketing e promoção.
Fortalecimento da marca
Ter um perfil nas redes sociais também pode ajudar a fortalecer a marca da sua petshop. Isso pode levar a um aumento na fidelidade dos clientes e a uma melhor percepção da sua marca em geral.
Leia também | 7 passos para auxiliar o fluxo de caixa no seu pet shop
Como usar as redes sociais para vender mais na petshop?
A seguir, confira algumas dicas que servem como base para as suas estratégias de vendas nas redes sociais da petshop:
1. Conheça seu público-alvo
Antes de começar a usar as redes sociais para vender seus produtos e serviços, é importante conhecer seu público-alvo. Isso ajudará você a criar conteúdo e ofertas que sejam relevantes para eles e os incentivem a fazer compras na sua petshop.
2. Crie um perfil atraente e completo
Certifique-se de criar um perfil completo e atraente nas redes sociais. Use fotos de alta qualidade dos seus produtos e serviços, e inclua informações sobre horários de funcionamento, endereço, site e número de telefone.
3. Publique conteúdo regularmente
É importante manter seus seguidores engajados publicando regularmente conteúdo relevante para eles. Isso pode incluir dicas de cuidados com animais, fotos de animais felizes, notícias relevantes da indústria e ofertas especiais.
4. Ofereça promoções exclusivas
Uma ótima maneira de incentivar as pessoas a fazerem compras na sua petshop é oferecer promoções exclusivas para seus seguidores nas redes sociais. Isso pode incluir códigos de desconto, brindes e outros incentivos especiais.
5. Interaja com seus seguidores
Não esqueça de interagir com seus seguidores nas redes sociais. Responda às suas perguntas, agradeça pelos comentários positivos e ofereça suporte ao cliente, se necessário. Isso ajudará a construir relacionamentos duradouros e fidelização.
6. Divulgue campanhas de vacinação e adoção de pets
Promover ou participar de campanhas, como de adoção e de vacinação de animais, é importante para fortalecer a marca da petshop por meio de boas iniciativas.
Por isso, faça a cobertura dessas campanhas, estimule a participação dos seguidores e, depois, agradeça pela presença deles e divulgue os resultados das ações.
Por exemplo: “130 cães e gatos foram vacinados e estão protegidos de doenças!”. Ou, ainda, “Graças a sua participação em nossa feirinha de adoção, 30 cães e gatos serão cuidados em novos lares!”.
7. Monitore seus resultados
Certifique-se de monitorar seus resultados nas redes sociais para ver o que está funcionando e o que não está. Isso pode ajudá-lo a ajustar sua estratégia de marketing e obter melhores resultados ao longo do tempo.
E então? Gostou das dicas? No próximo post, confira 9 técnicas e estratégias de vendas para a sua petshop!