Dicas
Como lidar com a concorrência em um mercado pet cada vez mais competitivo
28/06/2023

O mercado pet no Brasil segue em crescimento – e os números comprovam isso.  

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o setor teve um faturamento de R$41,96 bilhões no Brasil em 2022 – um crescimento de 17,20% em relação ao ano anterior.

Porém, mais do que estatísticas, podemos ver também o aumento de pet shops nas cidades, resultando no aumento da concorrência e disputa por uma fatia de mercado.

Então, como vencer essa concorrência e se destacar? 

Nesse caso, é preciso arregaçar as mangas para criar estratégias para enfrentar toda essa concorrência. 

Vamos lá!

O objetivo principal de uma pet shop no meio da concorrência

Antes de criar estratégias para enfrentar a concorrência no mercado pet, você precisa ter em mente um objetivo principal – é ele que vai dar um norte às estratégias: fazer com que a sua pet shop seja o melhor lugar para os clientes. 

O foco de todas as ações precisa ser com que os clientes saibam que podem confiar seus pets de estimação “de olhos fechados”. Que os produtos são realmente de qualidade e há uma legítima preocupação no bem-estar desses pets. 

Em outras palavras, é preciso gerar confiança – é essa confiança que fará com que os clientes se tornem fiéis e paguem o preço que for nos produtos e serviços, pois eles sabem que são de qualidade. 

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A importância da análise da concorrência (e como fazer isso)

A análise de concorrência é uma etapa importante para entender o mercado em que sua pet shop está inserida e deve ser a base para a criação das demais estratégias. 

Mas como fazer isso? Eis algumas dicas:

Identifique seus concorrentes diretos

Liste as pet shops que estão localizadas na mesma região geográfica que a sua. Considere tanto estabelecimentos próximos fisicamente quanto aqueles que atuam online e podem atender aos mesmos clientes.

Estude os concorrentes diretos

Visite pessoalmente as pet shops concorrentes, peça alguém de confiança para visitar ou, ainda, ou navegue em seus sites e perfis de mídia social. Observe detalhes como variedade de produtos, serviços oferecidos, preços, promoções, atendimento ao cliente e reputação online.

Analise a reputação e o feedback dos clientes

Pesquise comentários e avaliações de clientes sobre os concorrentes. Verifique se há elogios, reclamações recorrentes ou problemas relatados. Isso fornecerá insights sobre a satisfação dos clientes e possíveis oportunidades de melhoria.

Identifique pontos fortes e fracos

Liste os pontos fortes e fracos de cada concorrente. Isso pode incluir fatores como localização, variedade de produtos, qualidade dos serviços, atendimento ao cliente, marketing e reputação. Compreender esses aspectos ajudará a identificar áreas em que você pode se destacar.

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Dicas para enfrentar a concorrência no mercado pet e destacar a sua loja

Depois de entender o objetivo principal de se destacar no mercado pet e estudar os concorrentes diretos, é hora de colocar em prática outras estratégias.

Eis algumas dicas: 

1. Crie a sua proposta única de valor

Identifique o que torna sua pet shop única e destaque isso como sua proposta de valor no mercado pet. Pode ser um serviço exclusivo, uma abordagem personalizada, produtos diferenciados ou qualquer outro aspecto que faça com que os clientes escolham sua pet shop em vez dos concorrentes.

2. Ofereça um atendimento ao cliente excepcional

Treine sua equipe para ser amigável, prestativa e conhecedora dos produtos e serviços oferecidos. Crie uma experiência positiva e memorável para os clientes.

3. Ofereça serviços adicionais

Considere serviços de spa, consultas de nutrição animal, sessões de treinamento comportamental, eventos de socialização para animais de estimação, entre outros. Isso ajudará a atrair clientes em busca de experiências completas.

4. Foque no bem-estar animal

Destaque seu compromisso com o bem-estar e a saúde dos animais. Utilize produtos do mercado pet de alta qualidade, promova um ambiente seguro e higiênico e esteja atualizado com as melhores práticas de cuidados animais.

5. Desenvolva programas de fidelidade e recompensas

Crie programas de fidelidade que incentivem os clientes a retornarem à sua pet shop. Ofereça descontos, brindes, pontos de recompensa ou programas de indicação que beneficiem tanto os clientes quanto seus animais de estimação.

6. Faça parcerias estratégicas

Estabeleça parcerias com empresas e profissionais relacionados ao cuidado animal, como veterinários, treinadores de animais, abrigos e pet sitters. Isso pode ajudar a expandir sua rede de contatos, gerar indicações e fortalecer sua reputação.

7. Ofereça experiências interativas

Crie experiências interativas para os clientes e seus pets. Realize eventos temáticos, concursos, aulas de treinamento, sessões de fotos ou dias de adoção. Isso cria um senso de comunidade e incentiva a interação com sua pet shop.

8. Tenha uma presença online forte

Utilize as mídias sociais e aplicativos de mensagem (como o WhatsApp Business) para compartilhar conteúdo relevante, fotos de animais felizes, depoimentos de clientes satisfeitos e informações sobre eventos especiais. Esteja presente onde seus clientes estão.

Gostou das dicas? Então complemente o assunto conferindo 7 passos para auxiliar o fluxo de caixa no seu pet shop.

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