Dicas
Frutas para cachorro durante o verão: quais ele pode comer?
24/10/2022

Quando as temperaturas vão subindo, é normal que muitos tutores de pets surjam com a dúvida sobre dar ou não frutas para cachorro.

Bom, já vamos esclarecer que sim, o seu cão pode se alimentar com frutas fresquinhas. Aliás, elas são ótimas para incluir nos lanchinhos e substituírem os petiscos.

Mas, atenção: não são todas as frutas permitidas, ok? Enquanto algumas são fonte de vitaminas e minerais para o seu pet, outras podem ser tóxicas para ele.

Por isso, confira a nossa lista de frutas para cachorro que são permitidas (com os devidos cuidados) e as que não são permitidas!

Frutas para cachorro que estão permitidas

Separamos opções de frutas simples e acessíveis. São elas:

1. Maçã

A maçã contém proteínas e um baixo teor de gorduras, além de ser deliciosa. Você pode servir para o seu cão em qualquer idade, inclusive se ele já estiver idoso.

Mas atenção: sirva a maçã sempre sem sementes, pois elas são tóxicas para eles. 

2. Banana

A banana é uma das frutas para cachorro que eles mais gostam. Afinal, ela é docinha e fácil de ser ingerida. 

Por esses mesmos motivos, é necessário cuidar para não extrapolar e contribuir para o aumento de peso do pet. Sirva sempre sem a casca e cortada em pedaços pequenos para facilitar a deglutição. 

3. Frutas cítricas: laranja, tangerina e abacaxi

Esses três tipos de frutas cítricas são ótimas opções para refrescar os cachorros nos dias quentes. 

Afinal, elas contam com alto teor de vitaminas e minerais, o que faz muito bem para complementar a alimentação deles.

No entanto, eis um cuidado: ofereça sempre uma quantidade pequena e observe se o cão vai reagir bem – alguns pets podem sofrer de gastrite, por exemplo. Se você identificar o desconforto, retire a fruta e leve-o ao veterinário.

4. Melão e melancia

Essas duas opções de frutas para cachorro são ótimas para complementar a hidratação, já que são ricas em água. Mas, sempre retire a casca e as sementes antes de servir, ok?

5. Mamão

Desde que seja servido sem casca e sem sementes, o mamão pode ser uma boa opção de fruta para cachorro. Além de saboroso, ele tem várias vitaminas (A, complexo B e C), além de ser antioxidante. 

No entanto, ofereça pequenas quantidades, já que o mamão possui uma enzima chamada papaína que tem efeito laxativo.

6. Pera

Se quiser variar nas frutas para cachorro durante o verão, uma pera é bem-vinda como petisco. Sirva sempre sem sementes e retire o talo que está no meio da fruta.

7. Goiaba

Por fim, outra boa opção de fruta para seu pet é a goiaba. Ela é ótima fonte de fibras, o que ajuda a regular o intestino do cão – aliás, por esse mesmo motivo, modere na quantidade para não causar desconforto gastrointestinal. 

Saiba mais: Como identificar a quantidade correta de alimento para os cachorros?

Frutas para cachorros que NÃO são permitidas

Fique atento e não dê – ou permita que deem as seguintes frutas para cachorro:

  • Uva: tanto a uva fresca quanto a uva passa são tóxicas para todos os cachorros e, se consumidas, podem levar a quadros graves de insuficiência renal aguda e súbita.
  • Abacate: essa fruta contém uma substância chamada persina, que causa diarreia e vômito nos cães.
  • Cereja: contém grandes quantidades de cianeto, que interrompe o transporte de oxigênio para as células sanguíneas, causando intoxicação. 
  • Carambola: essa fruta contém uma substância chamada oxalato de cálcio, que pode levar a quadros de necrose, falência renal e hipocalemia (baixa quantidade de potássio) em cães. 

Leia também: 5 maneiras de cuidar da performance do seu cão atleta

Dicas e cuidados ao dar frutas para cachorro

É muito importante não exagerar na quantidade de frutas para dar ao cachorro, mesmo que as temperaturas estejam altas.

Qualquer excesso pode provocar aumento de peso, desconforto gastrointestinal e, até mesmo, o desinteresse do cão pelos alimentos que fazem parte da rotina. 

Além disso, sempre lave muito bem as frutas, servindo-as em pedaços e de acordo com as recomendações que citamos – como retirar cascas e sementes. 

Lembre-se: na dúvida, converse com o médico veterinário do seu pet, para verificar a quantidade ideal de frutas e as melhores opções para ele. 

No próximo post, confira alguns exercícios físicos para manter o seu cachorro com saúde e qualidade de vida!

Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...