17/04/2023
Se você está à frente de um pet shop, sabe que é preciso muito mais do que gostar dos animais para manter o negócio faturando. É preciso ter uma boa estratégia de vendas.
Afinal de contas, trata-se de um tipo de empreendimento que apresenta uma grande concorrência, tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades.
Por isso, neste post, vamos apresentar 9 técnicas de vendas que podem ajudar a impulsionar o seu pet shop.
1. Conheça o seu público-alvo
Antes de traçar qualquer estratégia de vendas, é fundamental conhecer o seu público-alvo.
- Quem são as pessoas que frequentam o seu pet shop?
- Quais as características dos pets dessas pessoas?
- Quais são as suas necessidades e desejos?
- Quais são os produtos e serviços que mais procuram?
Com essas informações em mãos, você pode adaptar a sua estratégia de vendas para atender melhor às demandas dos seus clientes.
Leia também | Dicas para pet shop: 5 segredos importantes para a gestão do negócio
O atendimento é um fator determinante na fidelização de clientes. Por isso, invista em treinamento para a sua equipe e incentive um atendimento personalizado e atencioso.
Além disso, esteja sempre disponível para tirar dúvidas e ouvir sugestões e críticas dos seus clientes. Vale incentivá-los a responderem a pesquisas em troca de brindes para os pets. Assim, você coleta dados importantes para melhorar o atendimento.
3. Ofereça produtos exclusivos
Oferecer produtos exclusivos é uma ótima maneira de diferenciar o seu pet shop da concorrência.
Procure por produtos de qualidade e que não são encontrados facilmente em outras lojas. Isso pode atrair clientes em busca de novidades e exclusividades.
Leia também | Conheça as principais tendências do mercado pet em 2023
4. Crie promoções como estratégia de vendas
Promoções são uma maneira eficiente de atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Crie promoções especiais para datas comemorativas, como Dia dos Namorados e Natal, por exemplo.
Além disso, ofereça descontos em produtos que estão saindo de linha ou que estão próximos da data de validade no estoque.
5. Invista em marketing digital
O marketing digital pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar a estratégia de vendas do seu pet shop.
Invista em anúncios nas redes sociais, e-mail marketing e em um site atrativo e funcional. Além disso, crie conteúdo relevante para o seu público-alvo, como dicas de cuidados com animais de estimação e novidades do mercado pet.
6. Faça parcerias com outras empresas
Parcerias podem ser uma ótima maneira de aumentar o alcance do seu pet shop e conquistar novos clientes.
Procure por empresas ou profissionais que atuem em áreas complementares à sua e ofereça descontos ou brindes em troca de divulgação.
Exemplos:
- Clínicas veterinárias;
- Serviços de Dog Walker;
- Adestrador de cães;
- Hotéis e creches para pets.
Leia também | Como um programa de fidelidade pode ser importante para o seu negócio
7. Ofereça serviços adicionais
Oferecer serviços adicionais pode ser uma maneira de aumentar o faturamento do seu pet shop. Oferecer serviços de qualidade e com preços justos pode ajudar a fidelizar os clientes e atrair novos.
Alguns exemplos de serviços que podem ser oferecidos são:
- banho e tosa;
- vacinação;
- consultas veterinárias;
- adestramento;
- hospedagem.
8. Faça cross selling como estratégia de vendas
O cross selling é uma estratégia de vendas que aumenta o ticket médio de cada venda, aumentando o faturamento do pet shop.
A ideia é oferecer produtos ou serviços adicionais aos clientes a cada compra – desde que os itens oferecidos sejam complementares e tenham um preço menor, para aumentar as chances de fechar negócio.
Exemplos:
- Cliente comprou uma ração? Ofereça um petisco adicional.
- Cliente comprou uma roupa de inverno para o pet? Ofereça um brinquedo.
- Cliente comprou uma coleira? Ofereça uma guia longa.
9. Conte com bons fornecedores
Por fim, para uma boa estratégia de vendas dar certo, também é preciso contar com bons fornecedores, tanto em termos de produtos quanto de atendimento e cumprimento de prazos.
Afinal, não adianta oferecer aos clientes produtos de qualidade, mas que estão rotineiramente em falta na loja, dificultando a fidelização.
Nesse caso, você pode contar com a Panelaço Pet – fábrica especializada em oferecer a melhor linha de alimentos feitos para cães e gatos.