Marketing
Dicas para pet shop: 5 segredos importantes para a gestão do negócio
23/02/2023

Vamos falar de dicas para pet shop? Nunca é o bastante aprendê-las e colocá-las em prática. Afinal de contas, estamos falando de um segmento muito disputado.

Segundo dados divulgados pela Forbes, o Brasil é o terceiro país com mais pets de estimação. O setor faturou, em 2021, um total de R$24,8 bilhões.  

Por isso, é importante sempre praticar e verificar como anda a gestão da pet shop para atrair clientes e aumentar as vendas.

Confira 5 dicas e segredos para cumprir esse desafio!

1. Diversifique os produtos da pet shop

A primeira das 5 dicas para pet shop é diversificar ao máximo os produtos vendidos – mas com inteligência de vendas.

Tenha um bom estoque dos campeões de vendas, mas também ofereça aos clientes outras opções para alcançar outros perfis de público. 

Faça uma pesquisa na concorrência e também pesquise sobre tendências de mercado para trazer novidades e se destacar na região. 

2. Faça parcerias com prestadores de serviço

A segunda das 5 dicas para pet shop é estratégica e pode trazer bons resultados: fazer parcerias com prestadores de serviço do segmento.

A sua pet shop não tem médico veterinário? Faça uma parceria com um profissional de confiança para que seus clientes tenham desconto e o veterinário também indique a sua loja para os produtos e medicamentos.

Outra dica é fazer parceria com empresas e profissionais de adestramento, cuidadores de cães, passeadores e hotéis de pets. 

Quanto mais o seu cliente puder contar com o seu negócio para tornar a vida mais prática, melhor para o crescimento do seu negócio!

Leia também | SPIN Selling: conheça a técnica que pode potencializar suas vendas

3. Realize eventos e campanhas

Feiras de adoção de animais, campanhas de coleta de agasalhos para pessoas carentes, brinquedos para crianças carentes… Ser ativo na comunidade também é importante para destacar a pet shop.

Quanto às feiras de adoção, elas são ótimas oportunidades de reforçar o propósito/missão da empresa – oferecer uma vida saudável aos animais de estimação. Além disso, pessoas que adotam os animais podem virar clientes da pet shop, demonstrando confiança com a sua marca.

Também participe de eventos da região, seja como patrocinador ou como visitante. É uma ótima maneira de fazer networking, fechar parcerias e aumentar as vendas. 

4. Criar promoções com amostras grátis também é uma das dicas para pet shop

Distribuição de brindes e amostras grátis são atrativos eficientes para sua pet shop. E junto com promoções e ofertas para girar o estoque, melhor ainda!

Entre em contato com os fornecedores e fabricantes para o envio de amostras de produtos novos, separando dias especiais para promovê-los e aumentar as vendas.

Também utilize esses brindes durante eventos em que participa, estimulando os tutores a se tornarem clientes da pet shop. 

Leia também | Confira 5 dicas para montar o planejamento estratégico da sua pet shop

5. Treine a equipe de vendedores e crie um programa de incentivo

Uma das dicas para pet shop também deve ser a motivação dos vendedores. Afinal, não adianta criar mais estratégias e aumentar as funções de cada um se eles não contam com incentivos e benefícios.

Por isso, além dos treinamentos periódicos, também crie programas de bonificação mediante os resultados alcançados. Os prêmios podem ser, por exemplo:

  • Comissões sobre as vendas;
  • Folga mediante cumprimento das metas de vendas;
  • Vale-presentes ou vale-compras no comércio da região;
  • Parcerias com academias e outros serviços para que os funcionários tenham descontos.

E então? Quais dessas dicas você já coloca em prática na pet shop e quais delas pretende implementar? No próximo post, confira outras 5 dicas para satisfazer os consumidores e alavancar as vendas.

Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...