Alimentação
Cuidados pós-compra: orientando clientes sobre armazenamento e consumo dos alimentos para pets
17/11/2023

A venda de alimentos para pets é uma das principais fontes de receita das lojas do segmento. Porém, o seu trabalho não termina quando o cliente compra os produtos e os leva para casa.

Como dono ou gestor de um pet shop, é essencial que você oriente os seus clientes sobre os cuidados pós-compra. Apenas assim os animais de estimação deles terão uma alimentação adequada e se manterão saudáveis.

Além disso, esse tipo de cuidado faz com que os clientes valorizem a sua loja. Ou seja, as chances deles se fidelizarem e continuarem comprando de você cresce de forma exponencial.

Leia também: Precificação de produtos: como estabelecer preços competitivos no pet shop?

Cuidados pós-compra é o tema deste artigo! Continue lendo para saber mais sobre como orientar os seus clientes sobre armazenamento e consumo de alimentos para pets.

A importância do armazenamento adequado dos alimentos para pets

Em pet shops e lojas agropecuárias, a responsabilidade pelo armazenamento adequado dos alimentos recai sobre os estabelecimentos.

Eles devem garantir que as rações sejam armazenadas em locais limpos, secos e longe de produtos químicos que possam contaminar os alimentos. 

Em casa, por sua vez, muitos tutores mantêm grandes quantidades de ração para seus animais. É essencial armazená-la em recipientes herméticos, que protegem o alimento da umidade, do calor e da luz. 

Isso previne a deterioração dos nutrientes e evita o crescimento de fungos e bactérias. Além disso, ao manter a ração em embalagens originais, com informações sobre validade e lote visíveis, é possível evitar que o alimento estrague, evitando desperdício. (1)

Cabe aos gestores e atendentes dos pet shops, orientar os clientes sobre isso. Afinal, com esses cuidados pós-compra, os produtos que você vende terão ainda mais qualidade para o consumidor final.

Leia também: Tendências do mercado pet para 2024: o que esperar?

Orientações essenciais para os clientes do seu pet shop

A contaminação da ração pode causar sérios problemas de saúde nos pets, como infecções gastrointestinais, alergias alimentares e intoxicações. 

Além disso, a ingestão de alimentos contaminados pode levar a doenças crônicas que exigem tratamento caro e prolongado, resultando em sofrimento para os animais e custos elevados para os tutores. (2)

Para evitar que isso aconteça, é recomendável que você repasse as seguintes orientações para os seus clientes:

Tenha atenção à data de validade

É imprescindível sempre verificar a data de validade da ração antes de vendê-la e dar preferência para as embalagens com data de vencimento mais próxima. 

Esse cuidado assegura que você esteja proporcionando ao animal de estimação do seu cliente, um alimento fresco e de alta qualidade. 

Lembre-se que a data de validade desempenha um papel importante na garantia da segurança e eficácia do alimento.

Isso se justifica porque as propriedades nutricionais podem se deteriorar após o prazo estabelecido, além de haver maior risco de contaminação. (3) 

Verifique o frescor  e não misture alimentos para pets

Diga aos seus clientes que, para garantir a frescura e a qualidade do alimento dos pets, deve-se evitar misturar produtos novos com antigos.

Oriente os compradores a usarem primeiro a mais antiga e depois abrir a nova embalagem. Isso evita que as rações fiquem expostas ao ar por muito tempo e sejam oxidadas, além de perder nutrientes. (4)

Promova o consumo responsável

O consumo responsável de alimentos para pets envolve uma abordagem personalizada, considerando a idade, a raça, o peso e as necessidades específicas dos bichos de estimação.

Então, você deve orientar corretamente os seus clientes. Pode-se dizer que a fórmula de Meyer e Zentek é uma ferramenta útil para calcular a quantidade certa de comida para pets adultos. 

Tal fórmula considera a necessidade energética do pet, medida em megajoules (MJ) ou quilocalorias (kcal), e leva em conta o peso corporal do animal. Veja a tabela abaixo:


Fonte: Franzisca G/Zooplus Magazine

Por exemplo, um pet de 20 quilos necessita de 4.91 MJ por dia, de acordo com a fórmula. Isso demonstra como o tamanho do pet está diretamente relacionado às suas necessidades calóricas.(5)

Leia também: Como identificar e combater a obesidade nos pets?

Saiba reconhecer os sinais de uma alimentação inadequada

Uma alimentação inadequada para pets pode resultar em sinais como mudanças no peso, pelagem opaca e problemas dentários. 

Distúrbios digestivos, níveis de energia inconsistentes, problemas de saúde crônicos e alterações comportamentais também podem surgir. 

Oriente os seus clientes sobre esses sinais que indicam possíveis carências nutricionais e impactos negativos na saúde do animal. 

Tendo os cuidados necessários no pós compra, como os relacionados ao armazenamento e ao consumo dos alimentos para pet, os seus clientes terão ainda mais confiança dos produtos que você vende. Por isso, não deixe de repassar as informações necessárias.

Também não deixe de conhecer mais sobre a coleira rastreadora, um item que certamente atrairá clientes para a sua loja. Leia o nosso artigo que fale sobre ele.

Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...