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Pet shop: 5 dicas para satisfazer os consumidores e alavancar as vendas
11/11/2022

Você já ouviu falar na chamada experiência do cliente? Trata-se de um tema importante para que empresas em geral consigam se destacar da concorrência, incluindo o mercado de pet shop.

Por isso, vamos falar sobre esse tema e dar dicas simples, porém eficientes, para você conquistar seus clientes e aumentar as vendas.

A importância de investir na experiência do cliente da pet shop

A experiência do cliente pode parecer um termo estranho, mas o significado dele é simples: são ações que as empresas realizam para que o cliente tenha uma boa experiência com a marca. 

Sabe quando o cliente acaba indicando a sua pet shop para um amigo ou familiar por causa do bom atendimento, do ambiente agradável e dos produtos de qualidade? Isso pode ser resultado de estratégias de experiência do cliente.

Com o atual comportamento do consumidor, que tem ao alcance das mãos milhares de opções de lojas e produtos, se destacar nos mínimos detalhes pode ser o diferencial que destaca a sua pet shop das demais. 

Portanto, investir nesse tipo de estratégia é fundamental – e mais simples do que você imagina. Vamos às dicas!

Leia também: Como está a reposição de estoque da sua pet shop? Conheça 5 dicas para melhorar!

5 dicas para aumentar a satisfação dos clientes na pet shop

As principais dicas para promover uma boa experiência dos clientes da pet shop passam por “arrumar as bases” do seu estabelecimento. Vamos lá:

1. Mantenha a pet shop limpa e organizada

Essa dica pode parecer clichê, mas ainda existem muitos pet shops que não investem em um bom ambiente para receber os clientes e os pets.

Por menor e mais simples que seja o seu estabelecimento, vale a pena promover uma boa experiência de ambiente, investindo em:

  • manter o ambiente sempre limpo;
  • cuidar do aroma do ambiente;
  • organizar as prateleiras;
  • colocar preços visíveis nos produtos;
  • manter os colaboradores bem uniformizados;
  • investir em uma boa vitrine para atrair a atenção.

2. Padronize o atendimento na pet shop

Padronizar o atendimento significa treinar os colaboradores para que eles se tornem verdadeiros consultores.

Como assim? Simples: imagine que o cliente chega para comprar uma ração para seu cachorro idoso. Um colaborador sem treinamento poderá oferecer qualquer produto – ou, pior ainda – um produto inadequado para as características do animalzinho.

Já um colaborador treinado para ser um consultor vai ajudar o cliente a fazer a melhor escolha. Ele sabe identificar os melhores produtos e vitaminas para complementar a ração do cão idoso. Ele vai tirar as dúvidas e deixar o cliente seguro de que fez uma boa compra

Por isso, invista em treinamento já!

Leia também: 3 passos para investir no engajamento de equipe e melhorar as vendas.

3. Faça pesquisas de satisfação do cliente

Outra forma de aumentar a satisfação e alavancar as vendas da pet shop é deixar pesquisas à disposição do cliente. 

Dessa forma, ele consegue avaliar vários quesitos, como atendimento, qualidade dos produtos, etc. E se surgirem críticas, a pet shop poderá criar estratégias para eliminar os gargalos.

Sempre após o atendimento, vale a pena enviar uma pesquisa rápida de pontos, deixando ainda um espaço aberto para que o cliente escreva sua opinião, caso queira. 

Além disso, para pesquisas maiores feitas de tempos em tempos, vale a pena distribuir um brinde ou um cupom de desconto, já que demandará um tempo maior do cliente para a resposta. 

4. Crie programas de fidelização do cliente

A pet shop pode criar várias estratégias interessantes para fidelizar os clientes, aumentando a experiência de compras.

Quer exemplos simples? Vamos lá:

  • Cartão fidelidade para trocar pontos por produtos;
  • Brinde e petiscos grátis para os pets que chegam à loja;
  • Descontos em produtos comprados em quantidade;
  • Um serviço grátis a cada X serviços realizados (banho e tosa, por exemplo).

5. Personalize o pós-vendas

Por fim, a experiência do cliente da pet shop precisa continuar depois da compra – aliás, ela será essencial para aumentar a satisfação dele.

E atualmente com as ferramentas tecnológicas disponíveis, é possível criar estratégias automatizadas de pós-venda. O objetivo é fazer com que a marca fique sempre na mente do cliente.

Exemplos de estratégias de pós-vendas são:

  • Envio de notificações lembrando os clientes a repor o estoque da ração do pet (calcule uma média de tempo em que o produto pode estar acabando);
  • Lembrete de vacinas e medicamentos;
  • Envio de presentes para os pets aniversariantes e cupons de desconto para os tutores;
  • Envio de publicações com dicas de cuidados dos pets, de acordo com as características de cada um (faça a segmentação de acordo com o tipo, porte, idade, etc. para enviar dicas personalizadas a cada grupo de clientes).

E então? O que achou das dicas? No próximo post, saiba como prospectar mais clientes para sua pet shop.

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