Marketing
3 passos para investir no engajamento de equipe e melhorar as vendas
23/08/2022

O engajamento de equipe é um desafio diário na rotina das empresas, incluindo o mercado de petshop.

Afinal de contas, nem sempre os colaboradores, por mais competentes que sejam, estão motivados. Problemas de ordem profissional e também pessoal podem comprometer o dia a dia – e, por isso, os líderes precisam ficar atentos para saber como e quando agir.

Portanto, neste conteúdo separamos algumas dicas bem práticas e simples para que haja o melhor engajamento do seu time de atendimento da petshop.

Vamos lá!

O que significa ter uma equipe engajada?

Muita gente acredita que o engajamento de equipe tem a ver apenas com a satisfação de trabalhar na empresa. Isso também faz parte, mas o conceito vai além. 

Um time de colaboradores realmente engajado se sente pertencente ao negócio e acaba estabelecendo uma relação de compromisso. 

Esses colaboradores sabem a importância de suas funções na petshop, pois eles veem sentido nelas e as desenvolvem da melhor maneira possível – afinal, a empresa fornece tudo o que for necessário para isso.

Percebeu como o engajamento de equipe é uma via de mão dupla? A empresa precisa fornecer o ambiente ideal para que haja essa motivação verdadeira em se trabalhar no time.

Portanto, o engajamento precisa ser trabalhado em dois níveis: intelectual e emocional.

Saiba mais: A importância de estabelecer um bom relacionamento com o cliente na petshop.

Quais as vantagens de investir no engajamento de equipe? 

Antes de tudo, é preciso conhecer as consequência de se investir no engajamento de equipe. Isso fará com que o líder da petshop tenha ainda mais motivação para perseverar nesse desafio.

As principais vantagens são:

  • Colaboradores mais produtivos: a equipe passa a investir mais em conhecimento e em maneiras de ser mais produtiva.
  • Aumento das vendas: a equipe engajada tende a melhorar o atendimento ao cliente e, consequentemente, as vendas.  
  • Diminuição da rotatividade de funcionários: por estarem mais satisfeitos e enxergarem propósito no que fazem, eles tendem a permanecer mais tempo trabalhando na empresa. 
  • Melhora do clima no ambiente de trabalho: diminuem os problemas de convivência entre os funcionários e a liderança. 

Leia também: Erros comuns que impedem o crescimento da sua petshop

3 passos para engajar a equipe na petshop

Bom, agora que vimos todos os benefícios de se investir no engajamento de equipe, separamos 3 passos simples e importantes que vão te ajudar nesse desafio.

Passo 1: Invista em treinamento e capacitação

A sua equipe precisa saber exatamente o que está fazendo e como fazer da melhor maneira possível.

Além disso, sempre surgem novidades no mercado da petshop. Novas rações, medicamentos e produtos em geral voltados à saúde e bem-estar dos pets. 

Invista também em treinamentos e capacitações nas áreas de vendas, novas tecnologias, atendimento ao cliente e inteligência emocional. 

Passo 2: Estabeleça uma política de bonificação

Uma boa dica para o engajamento de equipe é motivá-la por meio do reconhecimento. 

Com as metas definidas, é importante premiar os colaboradores que conseguirem cumpri-las. No entanto, cuide para criar um ambiente de colaboração saudável – e não de competição. Cada um precisa ter metas plenamente alcançáveis.

Mas, como premiar? Eis algumas dicas:

  • comissões extras;
  • flexibilização no horário de trabalho;
  • folgas;
  • presentes, como ingressos de cinema, cupons de compras etc.

Passo 3: Estabeleça a cultura de feedbacks na petshop

Por fim, saiba que as expectativas precisam estar sempre alinhadas para que haja o engajamento de equipe.

Tanto os colaboradores atuais quanto os futuros precisam saber o que você espera deles – e, da mesma maneira, você também precisa ouvir o que eles esperam.

Por isso é tão importante criar uma cultura de feedback na petshop. Na prática, você pode separar um ou dois dias do mês para chamar individualmente a cada um para uma conversa.

Nessa conversa, reforce os pontos positivos, as melhorias e o que ainda pode ser desenvolvido para que o colaborador alcance as metas. 

Também ouça a cada um. Quais estão sendo as dificuldades? Os desafios? Quais pontos têm funcionado bem?

Acredite: essa conversa é fundamental para que os funcionários se sintam parte importante do seu negócio. 

No mais, sempre que a equipe alcançar bons resultados, elogie em público. Isso também estimula a cultura colaborativa na petshop. 

E então? Você já coloca em prática essas dicas? No próximo post, confira outras dicas de gestão financeira para sua petshop ficar sempre no azul!

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