03/02/2023
Todo início de ano é propício para aplicar técnicas de vendas, ainda mais quando o movimento da pet shop diminui. O chamado SPIN Selling é um método que existe há mais de 30 anos e que pode gerar bons resultados nas vendas.
Não se trata de nenhuma fórmula milagrosa; a metodologia requer estudo e planejamento – e justamente por esse motivo, os resultados tendem a ser melhores.
Por isso, entenda mais sobre o SPIN Selling e como aplicá-lo em seu negócio!
O que é SPIN Selling?
SPIN Selling é uma metodologia que guia o cliente até o fechamento da venda por meio de uma conversa. Essa conversa é estratégica e feita com base em perguntas específicas que ajudam o vendedor a entender o real problema do cliente.
O diferencial dessa metodologia de vendas é que o vendedor não “empurra” os produtos ou serviços ao cliente. É o próprio cliente que chega à conclusão de que precisa dele.
SPIN é a sigla de quatro tópicos em inglês: Situation (situação), Problem (problema), Implication (implicação) e Need-Payoff (necessidade).
Essas são as bases que orientam a conversa com o potencial cliente:
- Situação: coleta de informações para entender mais sobre o potencial cliente (como ele chegou ao seu negócio, quem é ele, etc).
- Problema: é a hora da conversa em que o vendedor ajuda o cliente a descobrir quais são os problemas (e, automaticamente, ele começará a pensar nas soluções).
- Implicação: o vendedor explica as consequências do problema e o que pode acontecer caso ele não seja solucionado.
- Necessidade: o vendedor explica os benefícios de resolver o problema, fazendo com que o cliente chegue à conclusão (por conta própria) de que o seu produto ou serviço é a melhor solução.
Leia também | Pet shop: 5 dicas para satisfazer os consumidores e alavancar as vendas
Quais as vantagens do SPIN Selling no processo de vendas?
O SPIN Selling é uma técnica que ajuda a aumentar as vendas porque os vendedores conseguem trabalhar de forma individual e personalizada junto aos clientes.
Quando o vendedor conversa de forma a conduzir o cliente a uma resolução do problema, a pessoa se sente mais confiante de que está adquirindo o produto certo.
Do mesmo modo, os vendedores também ficam mais tranquilos, pois não precisam ficar “empurrando” e insistindo na venda a todo o custo. O SPIN Selling ajuda a bater as metas de forma mais estratégica.
Outra vantagem é que a metodologia fortalece o relacionamento entre a pet shop e os clientes. Eles se sentem mais acolhidos pela empresa, que não se preocupa apenas em vender, mas na real satisfação desses clientes.
Leia também | Como está a reposição de estoque da sua pet shop? Conheça 5 dicas para melhorar!
Como aplicar SPIN Selling na pet shop?
Vamos dar um exemplo simples da aplicação da metodologia SPIN Selling na pet shop.
Uma pessoa chega à loja para comprar ração para o cachorro de estimação.
Aplicando as quatro etapas da metodologia, temos:
- Situação: do que o cliente precisa? Qual ração ele está acostumado a comprar?
- Problema: é hora de identificar o real problema – onde ele costuma comprar a ração? De qual marca? Será que o pet está ingerindo os nutrientes necessários para a saúde? Aqui o vendedor pode descobrir algumas pistas, inclusive de que a ração comprada pelo cliente é inadequada para o porte e a idade do animal.
- Implicação: aqui é hora de fazer perguntas que farão o cliente notar que a ração da sua pet shop é a melhor solução em termos de custo, qualidade e bem-estar do pet. Às vezes o barato pode sair caro – ou, ainda, a ração cara pode ser substituída por outra mais simples e de qualidade superior.
- Necessidade: apresente as melhores opções de ração para o pet do cliente e faça perguntas de necessidade, conduzindo-o a tomar a decisão pela compra. Aqui, ele precisa saber que a ração suprirá todos os problemas e necessidades.
O SPIN Selling é uma técnica que exige um forte treinamento da equipe. Os vendedores precisam conhecer profundamente todos os produtos e serviços, além de todas as objeções de compra.
Comece, portanto:
- Entendendo melhor sobre os produtos e serviços da pet shop;
- Construindo melhores ofertas;
- Listando as objeções de compra (e os argumentos a favor da compra);
- Treinando a equipe;
- Monitorando os resultados.
No próximo post, aprenda 3 passos para investir no engajamento de equipe e melhorar as vendas.