19/05/2022
Prospectar clientes para a sua petshop precisa ser um trabalho contínuo, esteja você iniciando no ramo ou já consolidado no mercado.
Afinal de contas, os dados estatísticos estão otimistas. Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2021 o mercado pet brasileiro faturou R$ 51 bilhões, ou seja, 25% a mais em comparação ao ano anterior.
E se tem tanto mercado assim, existem muitos potenciais clientes, certo? Então, mãos à obra! Separamos estratégias simples e práticas de prospecção e fidelização de clientes para o seu negócio decolar.
1. Tenha uma página no Google Meu Negócio
É possível prospectar clientes nas buscas do Google por meio da plataforma Google Meu Negócio.
Ele foi desenvolvido justamente para negócios físicos que querem ter a sua presença digital no campo de buscas.
Na prática, ao digitar algumas palavras-chave – por exemplo, “pet shop em Turvo SC” – aparece um mapa com vários cards das pet shops cadastradas. Ao clicar em uma delas, o card se expande e mostra várias informações, como:
Aproveite que a plataforma é gratuita e esteja presente na página de um dos maiores motores de buscas do mundo. Além disso, ela te permite criar conteúdos, o que é ótimo caso você não tenha um site, mas deseja replicar algumas informações da sua rede social – caso tenha -, nos buscadores.
2. Crie um perfil da sua pet shop nas redes sociais
Ainda falando em ambiente virtual, as redes sociais são excelentes canais para prospectar clientes para pet shop.
Mas você precisará ser criativo para se destacar da concorrência. A boa notícia é que não é difícil atrair a atenção das pessoas quando o assunto são pets, não é mesmo?
Então, vamos lá. Eis um passo a passo:
- Crie os perfis nas redes sociais onde seus potenciais clientes estejam;
- Capriche nas fotos e vídeos que publicar;
- No feed, divida os conteúdos em temas, como: posts informativos e com dicas do mundo pet; fotos e memes de bichinhos; reels de antes e depois do banho e tosa dos pets; posts mostrando seus produtos e serviços.
- No stories, aproveite para mostrar o dia a dia da pet shop: bastidores, equipe, lives, enquetes, caixa de perguntas, promoções, etc.
Não se esqueça de pedir a autorização dos donos dos bichinhos, caso vá publicar fotos e vídeos deles, ok?
E dica de ouro: sempre interaja com os seguidores. Comente, responda a dúvidas, converse por direct. Enfim, rede social é para interação – e a interação é excelente para prospectar e fidelizar clientes!
Leia também: Adoção de animais: coisas que você precisa saber antes de adotar!
3. Melhore o ambiente físico da pet shop
Prospectar clientes também diz respeito a oferecer a eles uma loja física bonita e convidativa.
Vitrine, prateleiras, iluminação, limpeza, som ambiente, mimos para os bichinhos… tudo deve ser pensado para proporcionar uma boa experiência de atendimento e de compras em sua pet shop.
Mesmo que o seu estabelecimento seja pequeno, vale a pena investir em uma boa pintura, uma boa fachada e em produtos dispostos de forma organizada nas prateleiras. Isso faz a diferença na percepção de autoridade e profissionalismo da sua loja na mente dos clientes.
4. Invista em ações promocionais para prospectar clientes
As ações promocionais devem fazer parte da rotina da sua pet shop, já que elas são as melhores maneiras de prospectar clientes no dia a dia da loja.
Existem diferentes tipos de ações promocionais. Eis alguns exemplos:
- Dia de descontos;
- Degustação de produtos;
- Distribuição de brindes mediante compra;
- Campanhas em datas comemorativas do comércio e também do nicho pet;
- Liquidações;
- Lançamentos (imagine um desfile de moda de pets para promover as novas roupinhas. Seja criativo!).
E não se esqueça de fazer a divulgação massiva nas redes sociais, na mídia local e também em outros canais, como aplicativos de mensagens e e-mail.
5. Tenha um planejamento de pós-vendas para manter os clientes ativos
Se por um lado, é preciso prospectar clientes, por outro é preciso fidelizá-los, certo? Então não prospecte “de qualquer maneira”.
Tenha um planejamento com base no perfil de clientes que você quer captar e pense em como mantê-los fiéis à sua pet shop.
Pense, por exemplo, em oferecer uma forma de mantê-los comprando constantemente com conforto e praticidade.
Algumas dicas:
- Programa de assinaturas de boxes personalizados para cães e gatos, contendo tudo o que eles precisam no mês (ração de qualidade, vitaminas, objetos, mimos como laços e coleiras, etc.);
- Cartão fidelidade de banho e tosa (quando atingir uma certa quantidade, o bichinho ganha um banho e tosa gratuitamente);
- Calendário de vacinação, onde a pet shop agenda as vacinas e vai à casa do cliente para aplicá-las ou apenas lembra o dono de levar o pet até o estabelecimento.
E não se esqueça: pós-venda é relacionamento. Ofereça suporte, coloque-se à disposição para tirar dúvidas e solucione prontamente os problemas que surgirem.