11/11/2022
Você já ouviu falar na chamada experiência do cliente? Trata-se de um tema importante para que empresas em geral consigam se destacar da concorrência, incluindo o mercado de pet shop.
Por isso, vamos falar sobre esse tema e dar dicas simples, porém eficientes, para você conquistar seus clientes e aumentar as vendas.
A importância de investir na experiência do cliente da pet shop
A experiência do cliente pode parecer um termo estranho, mas o significado dele é simples: são ações que as empresas realizam para que o cliente tenha uma boa experiência com a marca.
Sabe quando o cliente acaba indicando a sua pet shop para um amigo ou familiar por causa do bom atendimento, do ambiente agradável e dos produtos de qualidade? Isso pode ser resultado de estratégias de experiência do cliente.
Com o atual comportamento do consumidor, que tem ao alcance das mãos milhares de opções de lojas e produtos, se destacar nos mínimos detalhes pode ser o diferencial que destaca a sua pet shop das demais.
Portanto, investir nesse tipo de estratégia é fundamental – e mais simples do que você imagina. Vamos às dicas!
Leia também: Como está a reposição de estoque da sua pet shop? Conheça 5 dicas para melhorar!
5 dicas para aumentar a satisfação dos clientes na pet shop
As principais dicas para promover uma boa experiência dos clientes da pet shop passam por “arrumar as bases” do seu estabelecimento. Vamos lá:
1. Mantenha a pet shop limpa e organizada
Essa dica pode parecer clichê, mas ainda existem muitos pet shops que não investem em um bom ambiente para receber os clientes e os pets.
Por menor e mais simples que seja o seu estabelecimento, vale a pena promover uma boa experiência de ambiente, investindo em:
- manter o ambiente sempre limpo;
- cuidar do aroma do ambiente;
- organizar as prateleiras;
- colocar preços visíveis nos produtos;
- manter os colaboradores bem uniformizados;
- investir em uma boa vitrine para atrair a atenção.
2. Padronize o atendimento na pet shop
Padronizar o atendimento significa treinar os colaboradores para que eles se tornem verdadeiros consultores.
Como assim? Simples: imagine que o cliente chega para comprar uma ração para seu cachorro idoso. Um colaborador sem treinamento poderá oferecer qualquer produto – ou, pior ainda – um produto inadequado para as características do animalzinho.
Já um colaborador treinado para ser um consultor vai ajudar o cliente a fazer a melhor escolha. Ele sabe identificar os melhores produtos e vitaminas para complementar a ração do cão idoso. Ele vai tirar as dúvidas e deixar o cliente seguro de que fez uma boa compra.
Por isso, invista em treinamento já!
Leia também: 3 passos para investir no engajamento de equipe e melhorar as vendas.
3. Faça pesquisas de satisfação do cliente
Outra forma de aumentar a satisfação e alavancar as vendas da pet shop é deixar pesquisas à disposição do cliente.
Dessa forma, ele consegue avaliar vários quesitos, como atendimento, qualidade dos produtos, etc. E se surgirem críticas, a pet shop poderá criar estratégias para eliminar os gargalos.
Sempre após o atendimento, vale a pena enviar uma pesquisa rápida de pontos, deixando ainda um espaço aberto para que o cliente escreva sua opinião, caso queira.
Além disso, para pesquisas maiores feitas de tempos em tempos, vale a pena distribuir um brinde ou um cupom de desconto, já que demandará um tempo maior do cliente para a resposta.
4. Crie programas de fidelização do cliente
A pet shop pode criar várias estratégias interessantes para fidelizar os clientes, aumentando a experiência de compras.
Quer exemplos simples? Vamos lá:
- Cartão fidelidade para trocar pontos por produtos;
- Brinde e petiscos grátis para os pets que chegam à loja;
- Descontos em produtos comprados em quantidade;
- Um serviço grátis a cada X serviços realizados (banho e tosa, por exemplo).
5. Personalize o pós-vendas
Por fim, a experiência do cliente da pet shop precisa continuar depois da compra – aliás, ela será essencial para aumentar a satisfação dele.
E atualmente com as ferramentas tecnológicas disponíveis, é possível criar estratégias automatizadas de pós-venda. O objetivo é fazer com que a marca fique sempre na mente do cliente.
Exemplos de estratégias de pós-vendas são:
- Envio de notificações lembrando os clientes a repor o estoque da ração do pet (calcule uma média de tempo em que o produto pode estar acabando);
- Lembrete de vacinas e medicamentos;
- Envio de presentes para os pets aniversariantes e cupons de desconto para os tutores;
- Envio de publicações com dicas de cuidados dos pets, de acordo com as características de cada um (faça a segmentação de acordo com o tipo, porte, idade, etc. para enviar dicas personalizadas a cada grupo de clientes).
E então? O que achou das dicas? No próximo post, saiba como prospectar mais clientes para sua pet shop.