23/08/2022
O engajamento de equipe é um desafio diário na rotina das empresas, incluindo o mercado de petshop.
Afinal de contas, nem sempre os colaboradores, por mais competentes que sejam, estão motivados. Problemas de ordem profissional e também pessoal podem comprometer o dia a dia – e, por isso, os líderes precisam ficar atentos para saber como e quando agir.
Portanto, neste conteúdo separamos algumas dicas bem práticas e simples para que haja o melhor engajamento do seu time de atendimento da petshop.
Vamos lá!
O que significa ter uma equipe engajada?
Muita gente acredita que o engajamento de equipe tem a ver apenas com a satisfação de trabalhar na empresa. Isso também faz parte, mas o conceito vai além.
Um time de colaboradores realmente engajado se sente pertencente ao negócio e acaba estabelecendo uma relação de compromisso.
Percebeu como o engajamento de equipe é uma via de mão dupla? A empresa precisa fornecer o ambiente ideal para que haja essa motivação verdadeira em se trabalhar no time.
Portanto, o engajamento precisa ser trabalhado em dois níveis: intelectual e emocional.
Saiba mais: A importância de estabelecer um bom relacionamento com o cliente na petshop.
Quais as vantagens de investir no engajamento de equipe?
Antes de tudo, é preciso conhecer as consequência de se investir no engajamento de equipe. Isso fará com que o líder da petshop tenha ainda mais motivação para perseverar nesse desafio.
As principais vantagens são:
- Colaboradores mais produtivos: a equipe passa a investir mais em conhecimento e em maneiras de ser mais produtiva.
- Aumento das vendas: a equipe engajada tende a melhorar o atendimento ao cliente e, consequentemente, as vendas.
- Diminuição da rotatividade de funcionários: por estarem mais satisfeitos e enxergarem propósito no que fazem, eles tendem a permanecer mais tempo trabalhando na empresa.
- Melhora do clima no ambiente de trabalho: diminuem os problemas de convivência entre os funcionários e a liderança.
Leia também: Erros comuns que impedem o crescimento da sua petshop.
3 passos para engajar a equipe na petshop
Bom, agora que vimos todos os benefícios de se investir no engajamento de equipe, separamos 3 passos simples e importantes que vão te ajudar nesse desafio.
Passo 1: Invista em treinamento e capacitação
A sua equipe precisa saber exatamente o que está fazendo e como fazer da melhor maneira possível.
Além disso, sempre surgem novidades no mercado da petshop. Novas rações, medicamentos e produtos em geral voltados à saúde e bem-estar dos pets.
Invista também em treinamentos e capacitações nas áreas de vendas, novas tecnologias, atendimento ao cliente e inteligência emocional.
Passo 2: Estabeleça uma política de bonificação
Uma boa dica para o engajamento de equipe é motivá-la por meio do reconhecimento.
Com as metas definidas, é importante premiar os colaboradores que conseguirem cumpri-las. No entanto, cuide para criar um ambiente de colaboração saudável – e não de competição. Cada um precisa ter metas plenamente alcançáveis.
Mas, como premiar? Eis algumas dicas:
- comissões extras;
- flexibilização no horário de trabalho;
- folgas;
- presentes, como ingressos de cinema, cupons de compras etc.
Passo 3: Estabeleça a cultura de feedbacks na petshop
Por fim, saiba que as expectativas precisam estar sempre alinhadas para que haja o engajamento de equipe.
Tanto os colaboradores atuais quanto os futuros precisam saber o que você espera deles – e, da mesma maneira, você também precisa ouvir o que eles esperam.
Por isso é tão importante criar uma cultura de feedback na petshop. Na prática, você pode separar um ou dois dias do mês para chamar individualmente a cada um para uma conversa.
Nessa conversa, reforce os pontos positivos, as melhorias e o que ainda pode ser desenvolvido para que o colaborador alcance as metas.
Também ouça a cada um. Quais estão sendo as dificuldades? Os desafios? Quais pontos têm funcionado bem?
Acredite: essa conversa é fundamental para que os funcionários se sintam parte importante do seu negócio.
No mais, sempre que a equipe alcançar bons resultados, elogie em público. Isso também estimula a cultura colaborativa na petshop.
E então? Você já coloca em prática essas dicas? No próximo post, confira outras dicas de gestão financeira para sua petshop ficar sempre no azul!