09/09/2022
O seu gato tem medo de ir ao veterinário? Pois saiba que esse pode ser um comportamento dos gatos bem comum.
Ao contrário dos cães, que são mais adaptáveis ao contato social, os gatos podem sofrer mais, já que eles são animais que se adaptam melhor à solidão.
Por isso, vamos te explicar melhor o motivo desse comportamento dos gatos e dar 5 dicas para deixar o animalzinho o mais confortável possível nas idas ao veterinário!
Por que o comportamento dos gatos é de medo nas idas ao veterinário?
Para compreender esse comportamento dos gatos, é preciso entender as suas caraterísticas principais.
Bom, os felinos são animais que gostam de ter um território e costumam ser bem independentes e até solitários.
Já reparou como eles, mesmo dentro de casa, estão sempre na posição de defesa ou de ataque? Eles vivem em alerta o tempo todo, pois eles não querem ser presas de outros animais. É por isso que o seu gatinho vive com aquela carinha de “desconfiado”, entende?
Bom, se o comportamento dos gatos é assim, então imagine o que representa para eles mudarem de território, serem colocados em uma caixa de transporte, ver diferentes pessoas, animais, barulhos e cheiros?
É justamente por isso que às vezes é uma tarefa difícil tirar o gato de casa, seja para ir ao veterinário, para uma viagem ou outros lugares.
Mas, calma. Existem maneiras de contornar essa situação e deixar essa experiência a menos traumática possível para seu bichinho.
Leia também: Como cuidar da saúde bucal de gatos e cachorros?
5 dicas para preparar a ida do gato ao veterinário
Antes de tudo, é preciso lembrar que o comportamento dos gatos pode variar. Alguns podem apresentar mais estresse nas idas ao veterinário, enquanto outros podem se adaptar. Não existe milagre nesses casos!
No entanto, as 5 dicas a seguir servem para todos os tipos de gatos, deixando a ida ao veterinário um pouco mais tranquila. Vamos lá!
1. Prepare a caixa de transporte do gato
É preciso tomar uma série de cuidados com a caixa de transporte, preparando o seu gato para entrar nela.
Antes de tudo, é preciso acostumá-lo com a caixa na rotina de casa. Eis algumas dicas:
- Coloque a caixa no ambiente em que o gato vive e deixe sempre a porta aberta;
- Coloque dentro da caixa brinquedos e uma toalha que tenha o cheiro do gato;
- Deixe que ele durma na caixa se quiser.
Outra boa dica é adquirir uma caixa de transporte que desmonta, pois ela facilita que o veterinário realize o atendimento de forma mais prática e ágil.
2. Atenção ao trajeto
Para diminuir o comportamento dos gatos em relação ao medo de ir ao veterinário, atenção redobrada ao trajeto para a clínica.
Coloque uma toalha e cubra a caixa de transporte, fazendo uma espécie de “toca” para evitar que o felino tenha contato visual com um ambiente muito diferente. Pessoas e outros pets podem estressá-lo.
3. Conheça a melhor forma de contenção do gato
Não contenha o seu pet à força na hora de retirá-lo da caixa e durante o atendimento veterinário. Esse é um dos comportamentos dos gatos que causa muito estresse e até traumas.
Portanto, não pegue o bichinho pelo pescoço ou segure-o com força. A maneira certa é transmitir segurança.
Algumas maneiras de fazer isso são:
- Dê um petisco para desviar a atenção dele durante um procedimento;
- Use cobertores e toalhas grandes para contê-lo de forma que ele se sinta seguro e confortável;
- Se for necessário, o próprio médico veterinário vai aplicar um tranquilizante ou anestésico para que o bichinho relaxe.
4. Evite alimentar o gato antes de levá-lo ao veterinário
Evite dar comida ao seu felino horas antes da ida ao médico veterinário. Se ele estiver de estômago cheio, pode passar mal na hora do balanço dentro da caixa de transporte.
Portanto, uma forma de diminuir o comportamento dos gatos de medo e estresse é evitar que ele sinta enjoos e tonturas quando sai de casa, associando esse momento a traumas.
5. Mantenha a calma durante todo o tempo
Não adianta querer que o seu gato fique tranquilo se você se mostra apreensivo o tempo todo, não é mesmo?
É preciso transmitir segurança e tranquilidade ao seu gato, pois você será o referencial de familiaridade dele durante toda essa novidade. Se ele ver você nervoso, também vai ficar.
Por isso, tranquilidade! Vá ao médico veterinário da sua confiança e aproveite para cuidar da saúde do seu pet.
Gostou das dicas? No próximo post, confira como evitar que seu gato tenha bolas de pelo com frequência.