Comportamento Animal
Conheça sobre cães farejadores e como eles desenvolvem essa característica
22/05/2023

Os cães farejadores estão tão presentes em nossa sociedade que às vezes nem nos damos conta de suas importâncias, não é mesmo? Geralmente eles entram em cena na busca por sobreviventes de tragédias e, ainda, em operações policiais.

Então, que tal tirar a curiosidade sobre o tema? Vamos falar sobre as principais raças, como é feito o treinamento e as funções desempenhadas pelos cães farejadores.

Vamos lá!

O que são cães farejadores? 

Cães farejadores são cães treinados para utilizar o olfato aguçado e habilidades de rastreamento para encontrar e identificar odores (cheiros) específicos. 

Esses cães possuem um olfato altamente desenvolvido: eles têm cerca de 220 milhões de células olfativas em comparação com os 5 milhões presentes em humanos. Isso quer dizer que a habilidade de identificar odores pode ser 100 mil vezes melhor do que os humanos.

Isso lhes permite detectar e distinguir odores em concentrações extremamente baixas – muitas vezes imperceptíveis para nós.

Por isso, os cães farejadores são especialmente treinados para detectar substâncias ou odores específicos, como, por exemplo:

  • drogas;
  • explosivos;
  • cadáveres;
  • pessoas desaparecidas;
  • produtos químicos perigosos;
  • entre outros.

Leia também | 5 maneiras para cuidar da performance do seu cão atleta

Quais são as funções desempenhadas pelos cães farejadores? 

Pela alta sensibilidade olfativa, os cães farejadores desempenham um papel muito importante na sociedade, sendo, até mesmo, protagonistas em alguns casos específicos, como resgates e apreensões.

Eis as principais funções:

Segurança e aplicação da lei

Os cães farejadores são amplamente utilizados em operações de segurança e aplicação da lei para detectar drogas, explosivos e armas. 

Por isso, eles são treinados para farejar esses odores específicos em aeroportos, portos, fronteiras, eventos e locais de segurança sensíveis.

Busca e salvamento

Os cães farejadores são treinados para localizar pessoas desaparecidas em situações de busca e salvamento. 

Eles podem seguir o rastro de um indivíduo usando o odor específico da pessoa desaparecida, seja em áreas urbanas ou em terrenos naturais, como florestas ou montanhas.

Detecção de cadáveres

Os cães farejadores também são usados para localizar cadáveres em operações de busca e resgate. 

Seu olfato altamente sensível permite que eles encontrem restos humanos mesmo em locais de difícil acesso ou quando os corpos estão submersos ou enterrados.

Detecção de produtos químicos perigosos

Esses cães podem ser treinados para identificar e sinalizar a presença de substâncias químicas perigosas ou tóxicas. 

Por isso, eles são usados em situações de emergência, como vazamentos químicos, para ajudar a identificar e mitigar os riscos.

Conservação da vida selvagem

Muita gente não sabe, mas os cães farejadores também são utilizados em projetos de conservação para rastrear e monitorar espécies ameaçadas de extinção. 

Eles podem farejar e identificar a presença de animais, como tigres, rinocerontes, ursos e outros, auxiliando na pesquisa e proteção dessas espécies.

Leia também | Exercícios para cachorro: a importância de manter seu pet em movimento

Quais são as principais raças de cães farejadores? 

Várias raças e cruzamentos podem ser utilizados como cães farejadores. As principais são: 

  • Pastor alemão: muito usado em detecção de drogas, identificação de explosivos, busca e resgate de vítimas.
  • Beagle: essa raça costuma ser recrutada para operações em portos e aeroportos, além de ser muito eficiente na busca por pessoas desaparecidas. 
  • Labrador Retriever: os labradores são conhecidos por sua inteligência e habilidades de busca. Eles são usados em diversas áreas, como detecção de drogas e explosivos, busca e resgate, além de auxiliar na localização de cadáveres.
  • Cocker Spaniel: Os Cocker Spaniels são habilidosos farejadores e são usados principalmente para a detecção de armas de fogo, explosivos e drogas.
  • Bloodhound: O Bloodhound é considerado um dos melhores cães farejadores devido ao seu olfato excepcionalmente apurado. Eles são amplamente usados na busca e rastreamento de pessoas desaparecidas, bem como na busca por evidências criminais.
  • Springer Spaniel Inglês: Essa raça é conhecida por sua capacidade de rastrear e encontrar aves e é frequentemente usada na detecção de explosivos e armas. Sua agilidade e disposição para o trabalho tornam-nos excelentes farejadores.

Como funciona o treinamento dos cães farejadores? 

O treinamento dos cães farejadores é feito por profissionais qualificados e envolve uma série de etapas que são projetadas para desenvolver suas habilidades de farejamento e ensiná-los a identificar e indicar o odor-alvo desejado

Algumas etapas do treinamento envolvem:

  1. Escolha dos cães, dependendo de suas raças, condições físicas e temperamentos.
  2. Socialização dos cães, o que geralmente ocorre desde filhotes para se adaptarem às diferentes situações da sociedade.
  3. Treinamento básico para responder aos comandos.
  4. Introdução ao odor, onde eles começam a ter contato com os diferentes odores.
  5. Reforço positivo, onde eles aprendem a receber recompensas em troca do desempenho de suas funções.
  6. Discriminação e generalização de diferentes tipos de odores, ambientes, condições e objetos.
  7. Refinamento e aprimoramento, onde os cães farejadores começam a trabalhar em cenários mais complexos, aumentando o grau de dificuldade.
  8. Manutenção e atualização, onde eles passam por treinamento contínuo para manterem suas habilidades. 

E então? Interessante saber mais sobre os cães farejadores, não é mesmo? No próximo post, confira os principais cuidados com os cães idosos.

Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...