Dicas
Adotei um gato: e agora? Saiba como adaptar o pet ao novo lar
07/08/2023

É uma decisão importante, cheia de responsabilidade – e também de emoção. Por conta dessa mistura de sensações, eis a dúvida de muita gente: “Adotei um gato. E agora?“.

Em primeiro lugar, parabéns! A adoção é um gesto de caridade que certamente fará a diferença em sua vida, em seu lar e, claro, na vida do seu pet. 

Em segundo lugar, calma! Adotar um gato é diferente de adotar um cachorro por vários motivos. Afinal, os felinos são diferentes e, por isso, têm necessidades diferentes.

Neste conteúdo, vamos dar dicas essenciais para te ajudar nessa fase de transição e adaptação. Vamos lá!

Entenda as necessidades dos gatos domésticos

Antes das dicas de adaptação para você saber como resolver a questão – “Adotei um gato: e agora?” – é preciso entender quais são as necessidades básicas dos gatos, quando eles são domesticados.

Quando os gatos são domesticados, suas necessidades básicas se assemelham às dos gatos selvagens, com algumas adaptações para a vida em ambientes humanos.

As principais necessidades dos felinos domesticados são:

Alimentação

Os gatos precisam de uma alimentação equilibrada e adequada às suas necessidades nutricionais. Diferentemente dos cães, na alimentação dos gatos, há a inclusão do aminoácido essencial: a taurina. Além desta, a alimentação deve ser balanceada e adequada para a idade e fase do pet.

Água

É essencial fornecer água limpa e fresca diariamente, pois os gatos têm uma tendência natural a beber pouca água e podem ser propensos a problemas renais se não se hidratarem adequadamente.

Abrigo e conforto

Os gatos precisam de um lugar seguro e aconchegante para descansar, dormir e se sentir protegidos. Caminhas, cobertores e esconderijos são muito apreciados por eles.

Cuidados com a saúde

Visitas regulares ao veterinário, vacinação, controle de parasitas (pulgas, carrapatos, vermes) e cuidados com a higiene são fundamentais para manter o gato saudável.

Estímulo mental e físico

Gatos são animais curiosos e inteligentes, portanto, precisam de estímulos para evitar o tédio e a frustração. Brinquedos, arranhadores, nichos, atividades de caça simuladas e interações com o tutor são importantes para mantê-los mentalmente e fisicamente ativos.

Ambiente seguro

Garantir um ambiente seguro e livre de riscos é essencial para a saúde e o bem-estar do gato. Isso inclui manter produtos tóxicos fora de seu alcance, evitar janelas abertas sem telas de proteção e criar uma casa “gato-friendly”.

Leia também | Como identificar um gato obeso?

Adotei um gato: e agora? Confira dicas de adaptação

Ao entender as necessidades básicas dos gatos, já dá para ter uma noção do que deve ser feito no processo de adaptação do pet no novo lar, não é mesmo?

Por isso, confira 10 dicas práticas do que deve ser feito:

1. Leve o gato adotado ao veterinário

“Adotei um gato: e agora?”. A primeira providência é agendar uma visita ao veterinário para realizar uma avaliação completa da saúde do seu gatinho e garantir que ele esteja livre de qualquer problema de saúde.

2. Mantenha-o em ambiente seguro

Evite o acesso à rua nos primeiros dias. Os gatos podem se assustar facilmente em ambientes desconhecidos, o que pode levá-los a fugir.

3. Ofereça uma alimentação balanceada

Ofereça uma dieta adequada para gatos, que inclua ração de qualidade e água fresca sempre disponível. Além disso, não dê leite ao gato, pois muitos animais podem apresentar intolerância à lactose e o consumo pode provocar vários problemas, incluindo diarreia.

4. Vacinação e controle de parasitas

Siga rigorosamente o calendário de vacinação recomendado pelo veterinário e mantenha o controle de pulgas, carrapatos e vermes através de produtos apropriados.

5. Invista no enriquecimento ambiental

Enriquecimento ambiental é uma prática para melhorar qualidade de vida e bem-estar dos gatos domésticos, proporcionando um ambiente mais estimulante, desafiador e enriquecido. 

Temos um post completo com dicas de como preparar a sua casa ou apartamento para a chegada do novo morador.

6. Mantenha a caixa de areia limpa

Forneça uma caixa de areia limpa e de fácil acesso. Gatos são animais muito higiênicos e, geralmente, aprendem rapidamente a usar a caixa de areia.

7. Introduza-o gradualmente a outros animais

Caso tenha outros pets em casa, faça as apresentações com calma e paciência. Introduza-os gradualmente para evitar conflitos. E na dúvida, sempre peça orientação do veterinário e/ou zootecnista.

8. Proporcione esconderijos ao gato

Gatos são criaturas que gostam de se sentir seguras e protegidas. Forneça alguns esconderijos ou áreas elevadas para que ele possa se refugiar quando quiser.

9. Dê amor e paciência

“Adotei um gato: e agora?” Por fim, lembre-se de que o processo de adaptação pode levar tempo. Dê amor, carinho e paciência ao seu novo amigo, permitindo que ele se sinta amado e seguro em seu novo lar.

E então? Quais das dicas acima você já colocou em prática? 

Para te ajudar ainda mais nesse processo de adaptação do seu novo amigo, temos outros posts no blog para você se manter bem informado sobre o mundo dos felinos:

Conteúdos Recentes
Receba nossa
Newsletter
Seja o primeiro a receber
nossas novidades!
Conta pra gente, você...